20 de julho de 2024

5 Maneiras pelas Quais Campanhas de Marketing Ajudam sua Marca (e Como Começar)

Se você deseja operar com sucesso no marketing de conteúdo, precisa de uma estratégia de conteúdo documentada que descreva seus objetivos e identifique como alcançá-los. (Descubra como colocar sua estratégia de conteúdo no papel, se ainda não o fez.) Uma grande parte dessa estratégia é, claro, o conteúdo que você cria. No entanto, é aqui que alguns profissionais de marketing podem se desviar. É tentador começar a aprovar várias ideias assim que você tem essa estratégia, mas o ponto é criar conteúdo de forma intencional e metódica, vinculado a um objetivo. Lançar conteúdo ao léu sem um claro sentido de como tudo se encaixa não é a melhor abordagem. A rota mais inteligente? Pense no seu conteúdo em termos de campanhas de marketing.

5 Razões pelas Quais Campanhas de Marketing Ajudam sua Marca

As campanhas de marketing são basicamente um conjunto de comunicações direcionadas a um grupo específico de pessoas e a um canal específico, em apoio aos objetivos de uma marca. (Ou você pode pensar nelas como módulos de conteúdo que entregam uma mensagem específica.) Em vez de criar conteúdo fragmentado, essa abordagem garante que todo o seu ecossistema de conteúdo apoie os mesmos objetivos, enquanto atende a metas específicas imediatas. Precisa de mais convencimento? Aqui estão as cinco maiores razões pelas quais as campanhas de marketing são a melhor opção.

1) Mensagens Mais Eficazes

Mensagens coesas e consistentes são cruciais para estabelecer credibilidade, cultivar relacionamentos por meio do conteúdo e criar uma melhor experiência de marca. Mas uma mensagem não funciona para todos. Você pode estar direcionando diferentes grupos em diferentes canais (ou até o mesmo grupo em diferentes canais), e isso requer uma mensagem mais estratégica.

As campanhas de marketing ajudam você a adaptar melhor seu conteúdo, garantindo que você diga a coisa certa da maneira certa para impulsionar as pessoas ao longo da jornada do comprador.

2) Campanhas São Escaláveis

Quer você tenha um grande departamento ou uma equipe de duas pessoas, um orçamento de vários milhões de dólares ou um orçamento de cem dólares, as campanhas são facilmente escaláveis de acordo com seus objetivos. Nenhuma estratégia de conteúdo está gravada em pedra, então a flexibilidade das campanhas de marketing permite que você expanda, simplifique ou ajuste conforme suas necessidades atuais. Além disso, porque você pode começar pequeno e ver como se sai, há menos risco envolvido.

3) Melhor Teste, Melhores Resultados

As campanhas de marketing oferecem insights valiosos porque estão vinculadas a métricas claras. Isso permite que você veja rapidamente se suas campanhas estão funcionando ou não.

É especialmente fácil começar com algo como uma simples campanha no Facebook. (Esta é uma ótima maneira de experimentar sem gastar todo o seu orçamento em uma única coisa.) Com base nos insights obtidos de suas métricas, você pode ajustar e refinar as mensagens para um impacto maior com campanhas maiores.

4) Orçamento Mais Eficiente

O conteúdo pode consumir rapidamente o orçamento, dependendo dos formatos, volume e frequência de publicação. Mas ao trabalhar com campanhas de marketing, você pode simplificar seu processo de produção. Você sabe exatamente o que está fazendo e quais ativos precisa, então pode planejar melhor.

Além disso, porque as campanhas de marketing são subconjuntos menores de sua estratégia maior, você não precisa de tanta aprovação de nível superior quanto precisaria para, por exemplo, um novo slogan ou estratégia de mensagem da marca. Isso significa que você pode criar conteúdo com menos obstáculos.

5) Mais Conteúdo com Menos Trabalho

As campanhas de marketing oferecem uma visão geral do seu conteúdo. Isso pode ajudá-lo a identificar oportunidades para obter mais retorno dos ativos que você está criando. (Chamamos isso de estratégia de conteúdo divisível.) Por exemplo, um e-book pode se transformar em alguns infográficos, postagens de blog ou conteúdo social com pouco esforço extra. Esses ativos podem até ser reaproveitados para campanhas futuras ou usados para melhorar o conteúdo existente.

Como Começar Campanhas de Marketing

Para criar uma campanha forte, você precisa saber o que está dizendo, para quem está dizendo, onde eles estão e que tipo de conteúdo será mais interessante para eles. Veja como garantir que você cubra todas essas bases do início ao fim.

  1. Atribua os papéis e responsabilidades certos: Um dos maiores obstáculos à produção constante de conteúdo é a falta de uma equipe ou infraestrutura adequada. Quando as responsabilidades não estão claras ou um ativo está atrasado, isso pode desorganizar completamente o cronograma de produção. Saiba quem está lidando com o quê, de que ajuda extra você pode precisar se não tiver as habilidades e como está o cronograma antes de começar. (Nota: Mesmo uma equipe pequena pode fazer muito. Aqui está como estruturar uma equipe de marketing que pode fazer as coisas acontecerem.)
  2. Saiba quem você está tentando alcançar: Comece construindo personas de marketing para entender que tipos de conteúdo ressoarão com seu público-alvo.
  3. Identifique suas métricas: Para medir o sucesso da sua campanha de marketing, determine quais métricas você rastreará com antecedência (e certifique-se de que as ferramentas de rastreamento estejam configuradas).
  4. Encontre as ideias certas: Experimente estas 10 dicas para se desbloquear e ter ótimas ideias de conteúdo criativo.
  5. Escolha o formato certo: O formato que você escolhe para entregar sua mensagem é tão importante quanto sua mensagem. Conhecer seus canais desde o início ajuda você a escolher o formato mais forte para sua campanha de conteúdo. (Por exemplo, um infográfico interativo não funcionaria bem no Instagram, mas um vídeo da marca sim.) Ao planejar suas campanhas, descubra mais sobre como escolher o formato certo para sua história.
  6. Crie ótimo conteúdo: Siga nosso guia passo a passo para criar ótimo conteúdo, incluindo mais de 100 ferramentas para ajudar você ao longo do caminho. Se você não tiver certeza se pode fazer tudo sozinho, aqui está como decidir se deve fazer as coisas internamente, contratar um freelancer ou trazer uma agência criativa.
  7. Promova da maneira certa: A distribuição é um componente essencial de uma campanha de marketing e, portanto, deve ser considerada antes mesmo de você começar a criar conteúdo. (Lembre-se de dar a si mesmo tempo suficiente se quiser ser destaque em uma publicação ou até mesmo colaborar com uma.) Para mais, confira estas dicas para fazer com que os editores de conteúdo realmente amem, e use nossa checklist de estratégia de distribuição para ajudar você a obter mais visualizações no seu conteúdo.

Claro, se você estiver com falta de tempo ou precisar de uma ajuda suplementar, vamos conversar. Adoraríamos ajudar a contar a história da sua marca em qualquer capacidade.