Guia Completo para Criar Diretrizes de Marketing com IA em 5 Passos
A inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta incrível para revolucionar o seu marketing, e estamos vendo cada vez mais marcas alcançarem seus objetivos com sua ajuda. Mas, como qualquer nova invenção, é importante entender as habilidades, limitações e aplicações da tecnologia. Por isso, é fundamental elaborar diretrizes de marketing com IA para ajudar sua equipe a usar essas ferramentas de forma eficaz e evitar quaisquer problemas éticos (especialmente se você estiver trabalhando com criadores de conteúdo externos). Mas como criar diretrizes robustas? Vamos mostrar o que incluir para cobrir todas as bases.
5 Passos para Criar Diretrizes de Marketing com IA
Lembre-se: Seja você uma equipe de duas pessoas ou um departamento global com uma equipe massiva de criadores de conteúdo, quanto mais orientação você fornecer, mais confiante sua equipe poderá aplicar a IA de maneira eficaz. Você pode precisar incluir informações adicionais exclusivas para sua marca, mas, em geral, estes são os passos para criar diretrizes práticas e acionáveis.
1) Identifique seus casos de uso.
A pergunta número um que ouvimos sobre IA é: “Para que posso usá-la?” Para os profissionais de marketing, há uma longa lista de casos de uso, incluindo:
- Segmentação e direcionamento de clientes
- Personalização
- Chatbots e assistentes virtuais
- Análise preditiva
- Pesquisa de mercado
- Criação de conteúdo (Brainstorming, elaboração, escrita, pesquisa)
- SEO
- Design
- Automação de marketing por e-mail
- Gerenciamento de redes sociais
- Direcionamento e otimização de anúncios
- Gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM)
- Testes A/B e otimização
- Detecção de fraudes e segurança
- Etc.
Embora haja muitas coisas que a IA pode fazer, é importante ter uma conversa detalhada sobre seu verdadeiro propósito dentro da sua organização. Esta visão pode mudar à medida que novas ferramentas se tornam disponíveis, mas, em geral, você quer delinear claramente como está usando a IA e com que objetivo.
Dica: Se você não tiver certeza de como a IA pode ser usada dentro da sua organização, aqui estão 30 maneiras de usar IA para melhorar seu marketing e 50 ferramentas para ajudá-lo a fazê-lo.
2) Estabeleça as melhores práticas.
Para cada caso de uso, identifique as melhores práticas que os usuários devem seguir. Você também deve definir claramente o que a IA pode e não pode fazer no contexto em que está sendo usada. (Isso define expectativas realistas para os usuários e previne o uso indevido ou a dependência excessiva da IA.)
Por exemplo, você pode fornecer dicas específicas ou prompts de IA para auxiliar em cada caso de uso, desde o brainstorming de conteúdo e otimização até o treinamento de modelos e análise de dados.
Dica: Um dos maiores obstáculos ao uso da IA é a falta de educação. Você pode incentivar indivíduos ou equipes a experimentar diferentes ferramentas e compartilhar suas descobertas/melhores práticas para melhorar as habilidades de todos.
3) Aborde preocupações éticas.
Dependendo do uso, indústria ou audiência, a IA pode apresentar preocupações éticas legítimas que você talvez nem pense.
Por exemplo, se você estiver usando IA para sintetizar um briefing de um cliente, as informações proprietárias dele podem estar em risco? Se você estiver usando IA para gerar conteúdo, como garantir que não seja plagiado?
Para cada caso de uso, identifique possíveis preocupações. Algumas coisas a considerar:
- Transparência: Você precisa divulgar que está usando IA para certas coisas? Como seu público reagirá? Existem possíveis problemas?
- Justiça: Como você pode mitigar o viés nos sistemas de IA? Como auditar para detectar viés?
- Privacidade: Como você garantirá que os sistemas de IA cumpram as leis e regulamentos de privacidade relevantes? Talvez você precise implementar tecnologias de aprimoramento de privacidade para proteger dados pessoais.
- Responsabilidade: Quem estará usando IA na sua organização? Quais são os papéis e responsabilidades desses stakeholders?
Essas diretrizes podem crescer e evoluir à medida que você encontra problemas, mas é importante identificar e abordar quaisquer possíveis questões antes que se tornem um problema maior.
Dica: Crie um sistema claro para tratar preocupações éticas, para que as pessoas sempre saibam com quem podem levantar essas questões.
4) Inclua exemplos úteis.
Sempre que estiver montando diretrizes, é importante incluir exemplos do mundo real que mostrem como as pessoas podem e devem implementar as ferramentas. (Isso sempre ajuda os criadores de conteúdo a entender melhor as diretrizes.)
Dica: Prompts são uma das maneiras mais úteis de interagir efetivamente com programas de IA. Se você está tentando construir uma estratégia de conteúdo forte, veja nossa compilação de 75 prompts de IA gratuitos para fazer isso. (Sinta-se à vontade para incluí-los em suas próprias diretrizes se forem úteis.)
5) Peça feedback.
Mesmo que sua equipe esteja na vanguarda da IA desde que surgiu, você ainda precisa verificar suas diretrizes para garantir que sejam abrangentes e façam sentido para os outros. (Se você tem funcionários que estão particularmente nervosos ou intimidados pela IA, as diretrizes devem não apenas ajudá-los a entender, mas também a se sentirem capacitados para usá-la efetivamente.)
Peça a opinião dos stakeholders relevantes, especialmente sobre as implicações éticas ou problemas que você pode enfrentar.
Dica: Suas diretrizes de IA não são algo feito uma vez e pronto. À medida que você continua a expandir suas capacidades, você vai querer revisar e atualizá-las regularmente para refletir quaisquer novas mudanças ou melhores práticas.
O que fazer depois de ter suas diretrizes de marketing com IA
As diretrizes são um recurso inestimável para ajudar sua equipe, mas você também precisa de mais maneiras para manter sua organização na vanguarda da evolução da IA.
- Saiba o que os especialistas estão dizendo sobre o futuro da IA. Há muita especulação sobre como será o futuro, então mergulhe nas últimas tendências e previsões.
- Aprenda mais sobre marketing com IA. Nem todos têm o mesmo nível de conhecimento. Se você está apenas começando, veja nosso guia sobre tudo o que você precisa saber sobre marketing com IA.
- Inspire-se em outras pessoas. Há muitas maneiras inteligentes de usar IA para melhorar seu marketing. Dê uma olhada nestes 10 estudos de caso de marketing com IA para ver como outras marcas obtiveram resultados fenomenais.
Independentemente do seu setor, a IA está mudando tudo rapidamente. Avalie regularmente seu conjunto de tecnologias para garantir que você está usando as ferramentas mais relevantes para suas necessidades e conte com suporte se precisar. (Se você está em busca de uma agência com experiência em IA, descubra como podemos ajudá-lo.)
Mais importante, mantenha-se flexível e atento às maneiras como a IA está evoluindo. Quanto mais você acompanhar, mais fácil será manter-se à frente da concorrência.