4 de dezembro de 2022

Recessão: saiba como aproveitar o momento para investir na sua marca

Recessão. É tudo sobre o que todos estão falando. Sim, as previsões são agourentas. Mas, para profissionais de marketing experientes, isso realmente representa uma grande oportunidade, e não apenas para dominar o seu marketing durante a recessão, mas também para emergir ainda mais forte depois. Claro, isso só é possível se você se concentrar em nutrir uma coisa: sua marca. 

Há um ditado comum no mercado fitness que diz que “20% dos resultados vêm da academia, 80% vêm da cozinha”. Em suma, você não pode superar uma dieta ruim apenas com esforço físico. A mesma filosofia pode ser aplicada para empresas que buscam vencer a concorrência em marketing. Não importa quantos conteúdos você cria, se você não tem uma marca sólida e centrada em crenças centrais, mensagens fortes e uma estratégia efetiva, simplesmente não irá conseguir produzir um bom marketing. 

 

Você não pode superar o conteúdo de uma marca fraca.

 

Assim, com uma recessão se aproximando, agora é o momento perfeito para dar uma boa olhada no espelho, dobrar o que está funcionando, reduzir as coisas que não produzem resultados e reforçar o que precisa melhorar. Isso começa com uma análise crítica da sua marca, algo que influência muito mais do que apenas o seu marketing. 

 

Como sua marca pode ajudá-lo na recessão

Uma recessão representa muito mais ameaças para uma empresa do que o desgaste da base de clientes. Seu setor, sua reputação e seus esforços de recrutamento também são vulneráveis. E se você não fizer os movimentos certos para navegar nesses pontos problemáticos, perderá o jogo a longo prazo. Felizmente, investir em sua marca durante esse período, o torna à prova de balas de cinco maneiras diferentes, todas cruciais se você deseja conquistar o seu mercado enquanto a economia se recupera.

 

1) Uma boa marca fortalece seu marketing

Durante uma recessão, os profissionais de marketing costumam ser solicitados a fazer mais com menos. Isso significa que cada parte do conteúdo que você cria precisa causar impacto. Se sua marca não for tão clara ou ressonante quanto deveria, suas equipes de marketing e vendas terão que trabalhar mais. (Durante uma recessão, essa é uma batalha particularmente desafiadora.) 

Por outro lado, quanto mais clara e alinhada a sua marca estiver entre seus objetivos de negócios e as necessidades de seus clientes, mais ressonante será seu marketing. Você alcançará as pessoas certas que estarão entusiasmadas em comprar com você e até transformará as vendas na arte de facilitar uma compra.

Mas tudo começa com o ajuste fino da marca: articulando o coração, esclarecendo sua estratégia e criando mensagens fortes. 

  • Reavalie seu posicionamento para garantir que você está atuando no mercado certo com o produto/serviço certo e visando as pessoas certas. 
  • Aperte suas mensagens para criar critérios mais rígidos para contar histórias, garantindo que seu marketing forneça apenas as histórias mais atraentes que convertem. 
  • Realinhe sua estratégia de conteúdo para maximizar impacto (por exemplo, atualize o conteúdo, identifique a cadência e o volume corretos, otimize seu processo de produção etc.).

Cada uma dessas ações podem render dez vezes mais em melhorias de marketing downstream (no downstream, você utiliza seus dados e análises para otimizar e abordar atividades, pontos de contato e canais). Lembre-se: uma marca forte lhe dá clareza de estratégia e uma direção segura, permitindo que você gaste o resto de sua energia criando estratégias mais eficazes.

(Saiba mais sobre como traduzir sua marca em uma narrativa forte que ressoe em seu público). 

 

2) Um tempo “mais lento” é o ideal para fazer o trabalho de marca que você está muito ocupado para fazer

Um dos maiores erros que as empresas cometem (especialmente em SaaS) é ver a marca como um “Nice to Have” ou um luxo durante os bons tempos. Essas são as mesmas pessoas que pensam em uma marca apenas como um logotipo, as pessoas com maior probabilidade de abater um esforço legítimo para atualizar essa marca em tempos de fartura. Mas uma marca não é um mimo ou algo supérfluo. Em tempos ruins, ela é a sua força vital.

O lado bom de uma recessão é que a mentalidade da liderança geralmente muda de “se não está quebrado, não conserte” para “que mudanças podemos fazer para sobreviver a isso?”. Se você está em uma função de branding ou marketing, meu melhor conselho profissional é reformular esse momento como uma oportunidade incrível de tornar sua marca um ativo fantástico. Se os negócios estão desacelerando e você tem menos campanhas e iniciativas, pode fazer um trabalho mais profundo agora, que irá consumir mais tempo, mas transformará sua marca em um farol para atrair os futuros compradores. (Em alguns casos, essa pode ser a sua única chance de dedicar um tempo para fazer esse trabalho, considere-a uma oportunidade “uma vez a cada década”). 

Use o desejo de seu CEO/C-Suite de “fazer as coisas acontecerem” (muitas vezes alimentado por querer mostrar à equipe ou aos investidores que eles não estão operando passivamente) para obter a adesão de que você precisa. 

(Se você precisar de algum apoio, saiba mais sobre por que você deve abandonar o growth hacking e se concentrar na construção da marca).

 

3) Os clientes são menos propensos a cortar relações com marcas fortes

Durante os períodos de recessão, as empresas fazem cortes em tudo o que não é considerado de missão crítica. Assim, seu produto ou serviço pode estar em risco.

Quanto mais mercantilizada sua marca parecer (especialmente se você estiver enviando spam para compradores B2B com vendas instantâneas de aparência desesperada), menos valor percebido ela terá, por isso é muito mais fácil para os clientes ficarem sem ela.  

Mas se apresentar sua marca como algo diferenciado, de reputação respeitada, mostrando ser confiável e sustentável, fará com que os seus clientes confiem e queiram manter seu produto/serviço, porque o encaram como um investimento que vale a pena. 

 

Sua marca é a história que você conta para seus clientes, e a história que eles contam a si mesmos e aos outros sobre sua empresa.

 

Se seus clientes não conseguirem diferenciá-lo de seus concorrentes, você não conseguirá. Uma forte estratégia de marca é a chave para a diferenciação e uma maneira poderosa de formar relacionamentos significativos com seus clientes (se você compartilha valores, metas, etc.). Esses próprios relacionamentos podem ajudá-lo a sobreviver ao inverno da recessão.

 

84% dos compradores B2B comprariam de um fornecedor com quem tivessem um ótimo relacionamento, mesmo que os termos de negócios fossem menos preferenciais. — Sana 2022 Relatório do comprador B2B.

 

Felizmente, se você não fez muito trabalho de marca antes da recessão, nem tudo está perdido. Como dizem: “a segunda melhor época para plantar uma árvore é agora”.

(Para obter mais orientações, consulte nossas dicas para diferenciar sua marca).

 

4) Você pode se tornar o líder do mercado depois (se você se adaptar e outros não tiverem feito esse trabalho)

O comportamento de compra geralmente muda em uma recessão e, novamente, quando há uma recuperação. O mercado precisa e quer mudanças. Os ciclos de vendas evoluem. Se você espera continuar na onda que lhe trouxe sucesso antes da recessão sem realizar mudanças, você precisa muito de ajuda.

 

Durante uma recessão, ninguém vem para salvá-lo.

 

Mas se você investir na sua marca, terá uma base sólida e uma estrela para guiá-lo rumo ao crescimento enquanto evolui e se adapta. Os valores da sua marca ajudam você a permanecer fiel aos seus princípios e a tomar as decisões de negócios corretas. Sua estratégia de marca orienta seus movimentos no mercado. 

Durante as recessões, as marcas best-in-breed (que possuem os produtos ou serviços de maior sucesso em uma área específica) que conseguem se adaptar bem, consolidam sua posição como líderes de mercado e realmente se fortalecem, mesmo que o período de recessão represente alguns anos de baixa. Quando o mercado volta a subir, eles tendem a crescer primeiro e a crescer mais, deixando os outros para trás. 

As marcas que não se adaptam rapidamente encontram-se lutando por relevância e muitas vezes testemunham seu almoço sendo comido por seus concorrentes mais ágeis, incluindo iniciantes que veem as mudanças no mercado como oportunidades para explorar e alavancar seus serviços e produtos. 

Os melhores líderes sabem que vale a pena ser pioneiro, e o pessoal do nível C ficará impressionado se isso for enquadrado como uma oportunidade para fazer exatamente isso. Fortaleça a base de sua marca e você poderá ser decisivo e mudar rapidamente, emergindo como um claro vencedor do mercado. 

(Para ofuscar a concorrência, descubra como contar histórias que eles não podem contar).

 

5) Você pode alcançar a singularidade da marca que sustentará seus negócios a longo prazo

Seu sucesso não é ditado apenas por seus clientes. Seus funcionários são um ativo igualmente valioso, e criar uma marca que atraia os melhores talentos é uma das melhores maneiras de proteger seu negócio para o futuro. 

Embora as recessões levem muitas empresas a congelar as contratações ou reduzir o número de funcionários, a realidade é que são seus funcionários, sua determinação e suas decisões que determinarão sua capacidade de adaptação. 

À medida que as linhas se confundem e as pessoas querem que suas marcas pessoais se alinhem com suas marcas de empregador e que suas marcas de empregador se alinhem com suas marcas voltadas para o público, a singularidade da marca é o santo graal. Portanto, é mais importante do que nunca criar uma marca holística que ressoe com seus funcionários (e futuros funcionários), bem como com o mercado. 

Quer sua empresa cresça durante a recessão ou permaneça em um padrão de espera até a recuperação, você desejará atualizar a maneira como sua marca se relaciona com novos talentos como parte de seus esforços de marca maiores. 

Detalhe: durante a crise financeira, essa ainda era uma ideia um tanto estranha para a maioria das empresas, mas hoje, com o advento de sites de avaliação de empregos e empresas como o Glassdoor, a construção de uma marca de empregador intencional está se tornando uma aposta na arte de recrutamento de missão crítica, montando e mantendo uma equipe de classe mundial. 

Mesmo que você já tenha uma marca forte voltada para o público, investir nesse aspecto durante a recessão renderá dividendos a longo prazo. 

(Saiba mais sobre por que construir uma marca empregadora é crucial para competir no mercado). 

 

Como fortalecer sua marca agora

Se você fizer o trabalho agora e jogar as cartas corretamente, poderá sair dessa recessão na liderança do mercado. Mas você precisa começar o mais rápido possível. 

Dito isto, esse é um trabalho profundo que não pode ser realizado do nada ou da noite para o dia. Se precisar de ajuda especializada para orientá-lo no processo, entre em contato com a Baloodesign. Ajudamos as melhores marcas do mundo a encontrarem sua verdadeira marca e trazê-la ao mercado. Adoraríamos fazer o mesmo por você também.