4 de dezembro de 2022

Quer sobreviver à grande renúncia? Construa uma marca empregadora

Quase 48 milhões de pessoas largaram seus empregos em 2021, e milhões continuam saindo mês após mês. Não importa o seu tamanho, não importa o seu setor, toda empresa está sentindo os efeitos da Grande Renúncia ou “Big Quit” de uma forma ou de outra.

E embora possa ser desanimador perder funcionários, você não precisa ficar parado e vê-los correr para os braços de seus concorrentes. Você pode trabalhar ativamente para fortalecer sua empresa de dentro para fora. Na verdade, existe uma estratégia infalível para atrair os funcionários certos, mantê-los satisfeitos e expandir seus negócios: construir uma forte marca empregadora. 

 

O que é uma marca empregadora? 

Em essência, é a maneira como seus funcionários vivenciam sua marca. Desde suas crenças centrais até a cultura de sua empresa, sua marca de empregador encapsula sua proposta de valor de empregador (os benefícios tangíveis e emocionais de trabalhar para você) e como eles se sentem em relação a você como um todo. 

 

Como sua marca empregadora pode ajudá-lo a enfrentar os movimentos de grandes demissões?

Embora cada funcionário tenha sua própria razão individual para mudar de emprego, a Grande Renúncia destacou os problemas mais comuns que afligem as empresas em todos os setores: cultura tóxica, falta de equilíbrio, excesso de atividades, etc. Uma forte marca empregadora é o antídoto para quase todos esses problemas e pode ajudar a convencer as pessoas a ficarem com você, mesmo que os salários não sejam altíssimos.

Aqui estão quatro maneiras pelas quais uma marca de empregador pode ajudá-lo a sobreviver, e até prosperar, durante os processos de Grande Renúncia.

 

1) Uma marca empregadora ajuda você a atrair as pessoas certas. 

Você quer contratar pessoas que estejam dispostas a colocar sua energia, criatividade e suor em sua marca. Dói quando bons funcionários se demitem, mas lembre-se de que agora você tem acesso a um grupo maior de talentos (especialmente se você adotou o trabalho remoto ). Isso significa que o próximo grande funcionário está por aí, você está apenas competindo por sua atenção. É aqui que sua marca empregadora pode ajudá-lo a brilhar.  

 

Quer preparar o seu negócio para o futuro? Contrate pessoas melhores.

 

Quando você conta, com confiança, sua história de quem você é, com o que se importa e como é trabalhar para você, pode chamar a atenção, diferenciar-se de seus concorrentes e atrair as pessoas que compartilham seus valores e se importam genuinamente com o que você está construindo. Quanto mais forte for a sua marca empregadora, maior a probabilidade de novos profissionais se candidatarem. 

 

2) Uma marca empregadora conecta pessoas em torno de objetivos compartilhados.

Os humanos não são máquinas, são pessoas com uma necessidade inata de comunidade e conexão emocional. Para manter as pessoas engajadas, você precisa mantê-las interessadas em seu trabalho. Uma marca empregadora é construída com base no coração da sua marca (ou seja, propósito, visão, missão e valores). Quando você tem esses princípios básicos delineados e articulados, sua equipe pode se unir em torno de uma causa na qual acredita. 

 

66% dos adultos empregados acreditam que as pessoas em seu trabalho são mais motivadas e engajadas por causa de uma forte missão da empresa. Pesquisa de missão e cultura da Glassdoor 2019

 

Nos últimos anos, vimos uma grande mudança de paradigma na forma como as pessoas veem seu trabalho, e cada vez mais funcionários desejam um trabalho significativo. Quanto mais as pessoas puderem se unir em torno de uma visão compartilhada, mais elas investirão em permanecer na empresa. O resultado? Funcionários mais felizes e menor rotatividade.

 

3) Uma boa marca empregadora ajuda você a tomar decisões melhores para o seu pessoal e a lucrar com isso.  

Pesquisadores do MIT descobriram que uma das maiores razões pelas quais as pessoas abandonam o emprego é devido à insegurança e à reorganização do emprego. Embora os últimos anos tenham sido turbulentos para o mundo, os problemas que muitas empresas enfrentam internamente vêm da falta de clareza sobre seus objetivos. 

Sem uma visão unificadora clara, os indivíduos veem seu trabalho através de lentes muito diferentes. Eles operam com base em suas interpretações e suposições e fazem escolhas para apoiar suas próprias ideias. Isso significa que você tem uma força de trabalho fazendo escolhas inconsistentes ou até conflitantes todos os dias. 

Isso pode resultar em ineficiências, erros, demissões e consequências financeiras mais graves.

 

1/3 dos funcionários não sentem que os líderes de sua organização se comportam de uma maneira que exemplifique o propósito declarado da organização. Relatório do projeto DDI Frontline Leader

 

Com uma forte marca de empregador impulsionada por seus valores e uma visão compartilhada, você pode alinhar não apenas corações, mas também mentes, criando uma comunicação mais eficaz, uma solução de problemas mais rápida e um trabalho melhor em todos os níveis de sua organização. Desde os benefícios que você oferece até as maneiras como você se conecta com sua equipe e suas decisões de negócios mais difíceis, uma boa marca empregadora pode fornecer a orientação necessária para garantir que sua empresa permaneça saudável. 

Com essa clareza e transparência, os funcionários obtêm o conforto e a confiança de que precisam para contribuir de forma produtiva. 

 

4) Uma forte marca empregadora apoia uma cultura saudável.

De acordo com pesquisadores do MIT , a cultura tóxica é a principal razão pela qual as pessoas abandonam seus empregos. De feedback inconsistente a gerentes abusivos e comportamento totalmente ilegal, há muitas coisas que contribuem para um local de trabalho tóxico. E as consequências podem ser graves (graças a sites como o Glassdoor, que permitem que funcionários em potencial saibam como você age a portas fechadas). 

 

De acordo com uma pesquisa do Pew, 57% das pessoas que desistem dizem que o fizeram porque se sentiram desrespeitadas no trabalho. 

 

Uma boa marca empregadora inclui uma cultura saudável (você não pode ter uma sem a outra), e isso é algo que os funcionários agora valorizam ainda mais do que dinheiro.

 

Pesquisadores do MIT descobriram que uma cultura corporativa tóxica contribui em até 10 vezes mais do que a remuneração para a rotatividade.

 

Isso significa que, mesmo que você não consiga igualar os salários de seus concorrentes, ter uma forte marca de empregador (boa cultura, equilíbrio entre vida pessoal e profissional etc.) pode fornecer o tipo de satisfação pessoal que os candidatos a emprego procuram. 

Como nutrir sua marca empregadora 

Você não pode criar uma forte marca empregadora da noite para o dia, mas se quiser sobreviver aos movimentos de Grande Renúncia, precisará investir tempo, energia e recursos para fortalecer cada aspecto dela. 

E se você estiver com problemas, vamos conversar sobre como podemos ajudá-lo a contar as histórias certas para conquistar e manter as pessoas certas.