Como diferenciar sua marca de SaaS e conquistar seu mercado
Se você quer se diferenciar dos concorrentes, precisa investir em uma coisa: sua marca. Com uma marca SaaS instantaneamente reconhecível, você pode se destacar, contar histórias únicas e capturar o público que deseja, mas como exatamente isso se parece, especialmente no espaço lotado de tecnologia?
Uma marca forte é a chave para conquistar o mercado.
Como fazer sua marca de SaaS ou Software as a Service (Software como Serviço), se destacar
Hoje, vamos nos aprofundar nos principais elementos de que sua marca precisa para ofuscar a concorrência e causar uma impressão memorável.
1) Escolha um nome forte
Quando a maioria das pessoas pensa em branding, elas pensam em logotipos. Assim, quando muitas marcas começam a pensar seriamente em seu “branding”, elas já escolheram um nome (se você já tem um nome, pule para o próximo elemento). No entanto, se você estiver construindo do zero ou realizando uma reformulação massiva da marca, escolher o nome certo é a primeira etapa crucial para se diferenciar.
O que faz um bom nome?
- É fácil de ler, pronunciar e lembrar. As pessoas têm períodos de atenção muito limitado. Não os faça trabalhar para decifrar seu nome.
- Seja o mais curto possível. Isso é extremamente importante considerar, ainda mais se sua marca nominativa for usada em diferentes plataformas. Quanto mais longo e complicado for, mais desafiador será usar/projetar.
- Estar disponível. Esse é o maior desafio em nomear uma marca SaaS. Além da legalidade das marcas registradas, você deseja garantir que tudo, desde identificadores sociais até URLs, também estejam disponíveis. Dica profissional: mesmo que nomes digitais estejam disponíveis, pense em como seu nome pode ser traduzido como URL ou identificador social. Por exemplo, algo como Fias .Co pode ser lido como @fiasco em um identificador.
E, claro, você precisa de um nome que seja significativamente diferente de qualquer concorrente existente. A única coisa pior do que ser ignorado é ser confundido com um concorrente.
2) Crie uma forte identidade verbal
A maneira como você escreve, fala, brinca, se comunica e fala sobre sua marca, é parte essencial de como ela aparece no mundo. Se você não tiver uma voz forte, uma boa perspectiva ou história, você não só não se destacará, como poderá ser completamente ignorado.
Dito isso, muitas marcas de SaaS ainda estão escrevendo em linguagem corporativa branda, isso significa que a sua personalidade é uma grande oportunidade de causar impacto.
Como você cria uma identidade verbal que o destaca?
- Identifique o coração da marca. Articular crenças fundamentais (missão, visão e valores) pode ajudá-lo a se conectar com pessoas que pensam da mesma forma.
- Identifique sua voz e personalidade. Esses elementos podem ser difíceis de definir, mas você precisa ter uma noção clara de quem você é, bem como diretrizes de marca para ajudá-lo a criar um conteúdo interessante, envolvente e consistente que reflita sua identidade.
- Articule quem você é, o que você faz e para quem você faz isso. Defina de forma clara e simples seu produto/serviço, proposta de valor, personas-alvo e principais pontos de venda/pilares junto com as oportunidades da sua história. Quando você pode articular essa linguagem de forma simples, mas impactante, pode se comunicar de forma instantânea e eficaz.
- Compartilhe uma perspectiva que forneça valor. Há muito barulho no mercado e a maioria das pessoas estão dizendo a mesma coisa. Você pode se destacar notavelmente plantando sua bandeira no chão e fazendo uma declaração forte que é:
- Única: que valor/insight/perspectiva você está agregando ao seu setor que seus concorrentes não estão?
- Controversa: se você está jogando com uma comunicação segura, provavelmente não está dizendo algo novo. Você não precisa chocar as pessoas, mas assumir uma postura contrária ou ousada pode ajudá-lo a se afirmar no mercado. Certamente chamará a atenção e, melhor ainda, ajudará você a encontrar o seu pessoal.
- Consistente: Compartilhe sua perspectiva com frequência. Quanto mais consistente for sua mensagem, mais impactante ela será.
3) Prenda a atenção visualmente
Quando a maioria das pessoas pensam em se diferenciar por meio do branding, pensam também em uma identidade visual. Essa é uma das partes mais poderosas da identidade da sua marca, mas só pode ser trazida à vida com sucesso depois que você estabelecer os elementos fundamentais nas etapas anteriores. Para garantir que a identidade da marca seja uma representação honesta, precisa e exclusiva, faça a devida verificação antes de mergulhar no design completo.
- Comece com uma análise completa do cenário competitivo. Realize uma auditoria completa no setor para ver a marca de seus concorrentes, incluindo cores, fontes, logotipos, etc. Você provavelmente identificará semelhanças e tendências que podem lhe dar uma grande oportunidade de fazer algo diferente (por exemplo, você pode perceber que todos os concorrentes estão usando uma fonte sem serifa e um logotipo vermelho).
- Observe as marcas que você deseja se inspirar. Isso não significa que você deve copiar os outros completamente, mas olhar para as marcas que você admira pode ser uma maneira útil para aprimorar o que você gosta ou a maneira que deseja ser (por exemplo, Nike, Patagonia, BMW). Elas usam cores específicas? Elas têm uma marca nominativa elaborada ou simples? Esses recursos distintos também podem inspirar a sua marca SaaS.
- Pense na longevidade. Antes de desenvolver ou atualizar uma marca, pergunte-se se você estará satisfeito com ela daqui a 5 ou até 10 anos. Obviamente, a maioria das marcas passa por refinamentos e atualizações, mas você não quer que isso seja a norma ou um processo regular, é difícil se diferenciar se você está sempre mudando.
Como se diferenciar por meio do marketing?
Com uma base de marca forte, você tem as ferramentas necessárias para criar um marketing de conteúdo exclusivo, interessante e eficaz, que irá se destacar. Agora vem a parte difícil: manter a comunicação alinhada com as definições e a disciplina, à medida que cresce será fundamental. Para continuar a ofuscar a concorrência, siga essas dicas:
- Domine fundamentos. Para se destacar, você precisa dominar seus principais canais: SEO, e-mail marketing e pesquisa. Configure uma infraestrutura sólida para criar conteúdo, bem como uma estratégia de distribuição para colocá-lo diante dos olhos certos.
- Concentre-se na originalidade. Qual é o valor que você, e somente você, pode fornecer para o seu público? Crie conteúdo que atenda uma necessidade essencial e eles se lembrarão de você, e o mais importante, retornarão com frequência.
- Compartilhe valores. Encontre maneiras de levar sua missão, visão e promessa de marca aos leitores. Essa é uma das maneiras mais poderosas de se destacar e despertar o interesse de alguém. Esse conteúdo não é apenas emocionalmente poderoso, mas também pode ter ressonância de uma forma que o marketing de produto nunca poderia.
- Experimentar. Não faça coisas diferentes apenas por fazer coisas diferentes (talvez haja uma razão pela qual ninguém em seu setor patrocina podcasts), mas assuma riscos calculados. Por exemplo, e se você parasse de usar uma plataforma social de baixa recompensa e voltasse a se concentrar no canal social mais lucrativo?
- Analise dados para descobrir o que está e o que não está funcionando. Como alternativa, você pode experimentar fazer o que os outros fazem, mas de maneiras diferentes. Ou seja, se a concorrência está adotando uma abordagem de pulverizar e rezar para o marketing de saída, adote uma abordagem direcionada para criar campanhas ABM (Account-Based Marketing) que tenham um público-alvo de um ou vários clientes-alvo. Se a sua concorrência é focada em métricas de topo de funil e na construção de seguidores sociais, considere algumas coisas que não escalam (presentes ou e-mails de CEO, por exemplo).
Em última análise, destacar-se no marketing é realmente contar histórias mais interessantes e convincentes sobre a marca. Consulte nosso guia para encontrar e contar as melhores histórias ou recorra à ajuda de um especialista se precisar de ajuda para descobri-las. Ficaríamos felizes em conversar sobre como podemos criar uma estratégia que o ajudará a conquistar seu mercado com cada conteúdo que criar.