25 dicas sobre narrativa de marca para ajudar você a se conectar com seu público
A história da sua marca é sua última vantagem competitiva restante (especialmente em B2B, onde produtos e recursos são rapidamente copiados pelos concorrentes). Se você deseja se conectar com seu público, precisa conhecer a história da sua marca e saber contá-la de forma interessante e envolvente. Não sabe como fazer isso? Você está com sorte.
Passamos mais de uma década ajudando marcas a construir relacionamentos com seus públicos, então sabemos como contar sua história da maneira certa (e errada). É por isso que reunimos nossas principais dicas de narrativa de marca para você, tudo em um só lugar.
25 dicas para contar a história da sua marca com eficiência
Se você está com pouca inspiração ou não sabe como começar a compartilhar sua história por meio de conteúdo, esperamos que essas dicas de narrativa de marca sejam úteis na próxima vez que você estiver preso em um brainstorming.
1) Crie uma forte estratégia de conteúdo que conte histórias reais e honestas da marca. Você sabia que 60% dos profissionais de marketing B2B não possuem uma estratégia de conteúdo documentada ?! Sem uma estratégia no papel, é difícil criar conteúdo que conte histórias interessantes, coesas e atraentes que estejam alinhadas com a história da sua marca.
2) Conheça o seu público. Nem todos os membros do seu público são exatamente iguais. Segmente seu público em diferentes categorias ou personas e faça um brainstorm de ideias para cada grupo específico. Não tem personas? Use nosso modelo gratuito “Como criar Personas em 4 etapas para seu marketing”
3) Crie uma identidade de marca que reflita sua marca. Não importa o tamanho da sua empresa, ter uma identidade visual forte é uma grande parte da história da sua marca.
4) Comece com o básico. Se você está sem ideias, certifique-se de cobrir todas as suas bases.
- Quem é você
- O que você faz
- Por que o faz
- Para quem você faz isso
- Como você faz isso
5) Contar histórias humanas para humanos. Os seres humanos são programados para histórias, mas muitas histórias de marcas são robóticas e obsoletas. Para se conectar com seu público, mantenha sua história centrada no ser humano.
6) Faça uma pergunta primeiro. Falar para o seu público não funciona. Em vez disso, compartilhe um pensamento único ou faça uma pergunta e permita que uma conversa se desenvolva naturalmente.
7) Transforme sua equipe em contadores de histórias. Há toda uma equipe de especialistas e criadores de conteúdo por trás das paredes do seu QG… mesmo que essas paredes sejam blocos de Zoom. Descubra como explorar a criatividade de sua equipe e transformá-los em grandes contadores de histórias.
8) Fale menos. Uma boa história de marca é clara, simples e sucinta.
9) Não venda quando deveria fazer marketing. Repita comigo: contar histórias não é vender. Para garantir que você não esteja afastando as pessoas muito cedo, mapeie a jornada do comprador para entregar as histórias certas no momento certo.
10) Seja radicalmente transparente. Se você deseja estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público, precisa ser aberto e honesto. Se você se saiu bem (ou aprendeu uma lição valiosa), compartilhe com outras pessoas para ajudá-las a evitar os mesmos erros.
11) Crie histórias com seu público. Compartilhar sua história é importante, mas dar o microfone ao seu público pode ser incrivelmente poderoso. Aproveite o conteúdo gerado pelo próprio usuário para construir sua comunidade.
12) Procure maneiras de usar o design para contar sua história de forma mais eficaz. Designers não fazem APENAS coisas bonitas! Eles tornam as histórias mais interessantes e mais fáceis de compreender. Descubra o que você pode aprender pensando como um designer e mude a maneira como apresenta suas histórias.
13) Abra-se sobre o seu passado. As pessoas querem saber como sua empresa começou, então compartilhe sua história de origem, o bom, o ruim e o embaraçoso.
14) Seja consistente. Se você quer que as pessoas se lembrem da sua marca, você precisa aparecer sempre da mesma forma.
15) Conheça o código da fraude. Nem toda história é uma fábula com uma lição, mas lembre-se de que as histórias de sua marca devem ter um propósito e agregar valor. Certifique-se de que são:
- Significativas
- Pessoais
- Emocionais
- Simples
- Autênticas
16) Adapte sua história para o canal. Vimos grandes ideias de conteúdos travarem e queimarem porque não funcionaram na plataforma usada (por exemplo, um infográfico que foi renderizado muito pequeno em um blog ou um vídeo muito longo para o Instagram). Diferentes canais exigem diferentes tipos de narrativa, então combine seu formato de narrativa com o canal .
17) Atenção para as coisas pequenas. Seu e-mail de confirmação, sua mensagem de redefinição de senha, seus CTAs, cada parte do conteúdo é uma oportunidade de mostrar às pessoas quem você é e sobre o que é sua marca. Dê uma nova olhada nessas pequenas coisas e embale-as com personalidade. Se você não sabe qual é a sua personalidade, é bom usar um tempo para encontrá-la.
18) Siga o Big 3. Quer que seu conteúdo se conecte?
- Educar
- Entreter
- Inspirar
Essas são as melhores maneiras de atrair a atenção do seu público e mantê-la.
19) Conte histórias para seus funcionários e futuros funcionários, não apenas para seus clientes. De acordo com a Pew Research, 57% das pessoas que desistem dos empregos em movimentos como o “Big Quit” o fazem porque se sentem desrespeitadas no trabalho. Quanto mais você compartilhar e contar histórias sobre as pessoas por trás de sua marca, mais poderá cultivar um sentimento de pertencimento.
20) Fale como você fala. Por que tantas marcas soam iguais? Porque não identificaram (ou não sabem como usar) a voz de sua marca. Aproveite todas as chances que puder para infundir seu conteúdo com sua personalidade única. Não tem certeza de como você soa? Trabalhe para encontrar o tom de voz da sua marca.
21) Abra a cortina. Dê ao seu público uma visão dos bastidores do que faz de você quem você é. Compartilhe seu pessoal, suas listas de reprodução do Spotify, suas piadas e muito mais.
22) Compartilhe o coração da sua marca. Se você deseja se conectar com as pessoas em um nível pessoal, compartilhe histórias sobre como você dá vida aos valores de sua marca no dia a dia. Se você precisa de clareza sobre seus valores, trabalhe com afinco para descobrir seu propósito, visão, missão e valores.
23) Use a empatia. Coloque-se no lugar dos seus clientes, dê a eles conteúdo relevante, uma nova perspectiva para solução do problema ou os ajude a fazer algo com mais eficiência, pois a empatia é a sua maior ferramenta de narrativa.
24) Compartilhe histórias de sucesso dos seus clientes (sem roubar os holofotes). Use tutoriais, comentários de clientes e comentários sociais para ajudar no sucesso dos clientes.
25) Pesquise os dados para encontrar suas melhores histórias. Isso mesmo. De tendências surpreendentes a percepções do consumidor, os dados contidos em suas planilhas são ouro para contar histórias.
Como ter certeza de que você está contando a história certa?
Não importa quanto orçamento você gaste em marketing, se a sua história não for autêntica o suficiente ou não estiver ressoando com o seu público, você deverá reavaliar sua marca principal e, em seguida, criar uma estratégia de conteúdo para apoiá-la. Claro, fazer esse trabalho profundo requer inteligência e perspectiva que você nem sempre tem à mão.
Se você precisar de um pouco mais de orientação para colocar sua casa em ordem, descubra o que procurar em uma agência de conteúdo e entre em contato. Adoraríamos ajudá-lo a contar uma história de marca memorável, que faça as pessoas quererem apoiar sua marca.