Ebooks: transforme o conteúdo antigo de notícias em eBooks e conquiste leads
O eBook é uma ferramenta que não pode faltar em uma estratégia de marketing de conteúdo, gerando leads e trazendo mais clientes. Mas, embora eles tenham um ótimo resultado, criar eBook é algo trabalhoso e que demanda tempo e recursos, da redação do texto ao design.
E se a gente disser para você que é possível fazer um eBook em um tempo menor e com maior alcance? Seria ótimo, né? Você consegue! Para isso, basta você reaproveitar um conteúdo que já existe.
O profissional de marketing costuma ter um conteúdo valioso em suas mãos, desde textos para blog ou documentos internos que podem ser usados na criação de um eBook.
Conteúdos para transformar em um eBook de marketing
Quem já fez um eBook sabe que a parte mais difícil é projetá-lo do zero, buscando as principais informações e todos os dados para escrever o texto. Mas esse trabalho pode ser facilitado com uma estratégia simples: reaproveitar o conteúdo que você já criou.
Para te ajudar, separamos alguns tipos de conteúdo que podem ser úteis para o seu novo eBook. Confira!
Artigos de blog e postagens
Bem provavelmente você tem um blog repleto de artigos e textos já publicados ou postagens de suas redes sociais. Já pensou em usar todo esse conteúdo novamente, mas de uma outra forma?
Junte artigos do mesmo tema para a criação de um eBook, que depois de pronto vai ajudar a levar mais informação para os clientes.
Por exemplo, aqui na Baloodesign estamos sempre falando de marketing de conteúdo, com dicas e textos em nosso blog ou redes. Com base em nossos conhecimentos, montamos o eBook “Um guia infalível para Marketing de Conteúdo”.
Infográficos
O infográfico é uma das ferramentas que também têm bastante força e obtém bons resultados no marketing de conteúdo. Você pode usar os dados já compilados para criar um eBook, explorando melhor o tema proposto no infográfico.
Pesquisas e relatórios
Toda e qualquer pesquisa, análise e relatório pode render um bom material. Seja uma pesquisa com o cliente ou a análise do próprio site, é um conteúdo que pode ser aproveitado para a criação de eBook. Lembre-se que é possível encontrar várias ideias nos dados que você tem em mãos. Para te ajudar a ter mais ideias na criação de conteúdo, leia nosso texto ‘Como Encontrar Ideias De Conteúdo Para Boas Campanhas De Marketing’.
Apresentações
A apresentação que sua agência ou empresa faz é uma peça valiosa de comunicação. Como elas costumam ter um fluxo de narrativa, será mais fácil transformar esse conteúdo em um eBook.
Infográficos interativos
Já falamos de infográficos neste texto, mas os infográficos interativos são um tipo de conteúdo que também demanda tempo para ser produzido. E, se você já teve muito trabalho na sua criação, por que não aproveitar o seu conteúdo de uma outra maneira? Use o conjunto de dados que já tem para contar novas histórias no eBook.
Documentos Internos
Muita gente não presta atenção nisso, mas os documentos internos são uma ótima fonte de conteúdo, que podem ser usados para criar um ótimo conteúdo para o eBook.
Se você já criou um tutorial para a equipe interna, esse é um material rico em conhecimento que pode ser aproveitado para também levar conhecimento para um público maior.
Motion Graphics e vídeos
Podemos dizer que motion graphics é um estilo de vídeo que reúne imagens, formas e textos que se movimentam. Um vídeo de animação, por exemplo, é um motion graphic. Esse tipo de vídeo de marca ou explicativo costuma transmitir a mensagem de uma forma mais sucinta. Você pode aproveitar o conteúdo já existente para ampliar a narrativa e, como novas informações, produzir um eBook.
Dicas para adaptar o conteúdo e criar eBooks
Com o conteúdo já definido, está na hora de transformar o que você já tem em um eBook. Trazemos algumas maneiras de você fazer isso.
1 – Produza um guia completo
“O Guia completo do marketing de conteúdo”. Esse é apenas um exemplo do que você pode criar com o conteúdo que já tem. Se o material é rico em informações, aposte nesta ideia e produza um guia geral sobre o assunto, para trazer autoridade para sua marca.
2 – Escolha uma abordagem
Nem sempre é preciso criar um ebook amplo, um ‘guia completo’. Diante de um assunto muito genérico, a solução pode ser escolher um ângulo específico do tema e explorar com mais prioridade esse material específico.
3 – Pense nos temas atuais
Esteja sempre atento às notícias e tendências. Dependendo do assunto que você queira abordar, pode aproveitar um tema popular para dar mais relevância ao eBook.
4 – Reaproveite recursos de design.
Preservar a identidade visual da marca é algo bastante importante no marketing. Reaproveite elementos como gráficos, ilustrações e tudo o que remete ao conteúdo visual.
5 – Use o conteúdo original na divulgação do eBook
Vai promover o novo eBook que você produziu? Aproveite para dar uma nova vida ao conteúdo original, usando-o novamente.
Gostou de todas as nossas dicas de como criar eBook? Continue acompanhando o blog da Baloodesign para mais notícias relacionadas ao marketing de conteúdo e, se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, é só nos chamar para uma conversa.