Dicas para tornar seus relatórios de dados mais interessantes
De nada adianta reunir dados, criar um relatório e ninguém ler, certo? Seja qual for a ideia que você queira entregar, é preciso que as informações tenham um impacto. E para conseguir atingir as pessoas de uma maneira mais adequada, é necessário que o relatório de dados seja algo atraente e fácil de digerir.
Os números são importantes, mas se eles são difíceis de interpretar você não vai conseguir atingir seu objetivo. Como então comunicar os seus insights de uma forma mais eficiente? A melhor maneira é contando histórias!
A narração de histórias ajuda a tornar o relatório de dados mais interessante
A visualização de dados precisa andar junto da narrativa, e a forma que você conta essa história vai mudar a forma como as pessoas consomem os dados que você apresentar.
Elementos de design precisam fazer parte do relatório de dados. Cor, forma e orientação são alguns dos elementos que ajudam na visualização da história que os dados estão contando. Temos de lembrar que a visualização de dados tem como alvo os centros de processamento visual do cérebro, o que acaba permitindo que as pessoas processem rapidamente o que está visualizando.
Apelo gráfico: os gráficos ajudam a deixar o relatório mais atraente, interagindo de uma maneira mais fácil com o conteúdo.
Compreensão: é preciso saber como deixar o relatório com um jeito mais fácil de ser compreendido, e um bom design consegue sintetizar as informações com mais eficiência.
Por exemplo: você consegue interpretar uma planilha cheia de números ou um gráfico com barras que explicam os dados?
Retenção: do mesmo modo que é importante compreender as informações, também é fundamental guardar esses dados. O cérebro armazena melhor imagens visuais.
É sempre importante lembrar que quando estamos tratando de relatório de dados, nossa ideia não é apenas mostrar os números, mas sim contar uma história por trás desses números. Então, uma planilha ou apenas um texto pode não ser a melhor escolha – o trabalho terá pouco impacto, pois as pessoas não estarão interessadas em ler o que foi proposto.
Como tornar os relatórios de dados mais impactantes
Não é preciso ser um cientista de dados para conseguir apresentar uma maneira mais impactante e criar uma narrativa de dados nos relatórios, deixando os números mais atraentes para quem vai ler.
Você pode se inspirar com esse passo a passo que montamos!
1 – Encontre a história nos dados
Os dados estão presentes em qualquer área, e são bastante valiosos para a empresa, principalmente para os profissionais de marketing.
Esses números ajudam a mostrar o que está ou não funcionando e podem revelar verdades que surpreendem. Mas, como já vimos, é preciso ir a fundo nos dados para construir uma história.
Encontrar a história é fundamental para conseguir se comunicar e criar uma conexão com o leitor.
2 – Crie uma narrativa com os dados
Ok, você achou os seus dados. Agora é preciso construir uma narrativa com o conteúdo e mostrar para o leitor o que esses dados significam.
Para uma boa narrativa, é preciso:
- Apresentar contexto para os dados;
- Envolver o leitor com um conteúdo que tenha títulos e subtítulos;
- Criar um fluxo que tenha uma lógica;
- Apresentar e destacar alguns dados mais importantes
3 – Escolha a visualização de dados mais eficaz.
Representar os dados no gráfico mais adequado para conseguir a atenção e compreensão do público é o seu desafio aqui. Afinal, não basta apenas jogar os números em uma tabela e achar que o trabalho já está pronto.
É preciso usar o design e os elementos gráficos para como cor, tamanho e forma para que as pessoas consigam interpretar os dados.
Você pode usar um gráfico de pizza ou um gráfico de dados de acordo com as informações que você possui, mas é fundamental saber como trabalhar cada um dos gráficos.
Use seu relatório de dados em outras mídias e plataformas
Os dados que você encontrou não precisam ficar centrados apenas em um relatório ou infográfico, por exemplo. Você pode aproveitar as informações para o seu marketing de conteúdo.
Reaproveitar os dados é sempre uma boa maneira para usar os recursos. Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
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Se precisar de ajuda ou quiser mais informações sobre como criar um relatório de dados mais impactante, é só nos chamar para uma conversa!