18 de outubro de 2021

Como um bom design de eBook pode atrair mais clientes

Um dos meios mais eficientes de gerar leads, o eBook fortalece sua marca, reforça o seu conhecimento e te aproxima de potenciais clientes.

Mas, para envolver as pessoas e fazer com que elas passem a ter um relacionamento com você, é preciso criar um eBook eficaz, com um assunto pertinente e um design atrativo.

Infelizmente, não é todo profissional do marketing que se preocupa com o design do eBook, o que deveria ser revisto. Um bom design não se refere apenas à estética, mas a toda experiência que pode apresentar ao leitor.

 

A importância do design do eBook

Fazer as pessoas se envolverem com o conteúdo é um dos objetivos de um bom design, causando um maior impacto nos leitores. 

 

1 – Um bom design faz as pessoas terem mais interesse no conteúdo

O cérebro humano é programado para processar melhor o conteúdo visual, nos deixando mais estimulados e fazendo com que o que vemos fique guardado na memória. E por que não usar esse poder da comunicação visual no marketing de eBook? 

O que você mais quer é que o eBook desperte o interesse das pessoas, e uma boa capa (com um título forte) é algo que deve ser pensado com carinho. Chamar a atenção dos leitores é fundamental para trazer mais gente para o seu conteúdo.

Saber divulgar o eBook é um outro ponto importante que está relacionado ao design. Use partes chamativas do eBook e compartilhe nas redes sociais, por exemplo. 

 

2 – As pessoas vão lembrar do e-book

Um bom designer sabe como usar todos os elementos para criar algo marcante, que vai fazer o seu cérebro compreender melhor as informações.

Como vimos no tópico anterior, as imagens são melhor processadas pelo cérebro, armazenando melhor em nossa memória. 

O design de um eBook compreende imagens, dados, cores, textos e narrativa, e cada página é uma valiosa peça de comunicação. Com as informações bem distribuídas e fáceis de entender no design proposto, a mensagem será melhor passada e, por consequência, marcada para lembrarmos dela depois.

Como afirmou John Medina no livro ‘Regras do Cérebro’, “ouça uma informação e, três dias depois, você se lembrará de 10% dela. Adicione uma imagem e você se lembrará de 65%.” Agora você entende por que o design é tão importante para o eBook?

 

3 – Facilidade para acessar o conteúdo

Você já se perguntou por que as pessoas baixam um eBook? Elas estão atrás de um material rico em conteúdo que vai trazer conhecimento ou ajudar a solucionar problemas. Um design ruim pode colocar todo o trabalho de pesquisa de conteúdo por água abaixo.

Uma página com muito texto em fonte minúscula e pouca imagem, por exemplo, pode desestimular a leitura. E o leitor vai abandonar o eBook sem chegar até o final.

É importante que o design tenha elementos que vão permitir uma boa experiência de leitura, com facilidade para extrair todas as informações do conteúdo. Além disso, um bom eBook vai fazer com que as pessoas confiem na sua marca, iniciando uma relação para consumir mais produtos no futuro. 

 

Como o design do eBook traz benefícios para sua marca

Com um design bem elaborado para o eBook, sua marca consegue se conectar com mais pessoas, trazendo muitos pontos positivos a longo prazo.

 

1 – Fortalecimento da marca

A linguagem visual usada no eBook mostra o que sua marca quer transmitir e também influencia na experiência do leitor.

Com a comunicação visual e o uso dos elementos de design, é possível expressar a sua linguagem. Por exemplo: sua marca é mais séria ou divertida? Um bom designer consegue colocar isso no eBook com imagens, cores e outros elementos. 

 

2 – Demonstração de credibilidade

Um bom design do eBook ajuda a mostrar que o trabalho que você faz é sério, profissional e confiável. 

Os leitores percebem esse profissionalismo e dão preferência a uma marca que apresenta um trabalho mais bem feito do que outro, e o design faz parte desta escolha. Com um bom eBook, sua marca consegue passar mais credibilidade ao público.

 

3 – É fácil de replicar o design

Apesar de o e-book ser uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo, ele nem sempre é produzido com frequência, por necessitar de muitos recursos para sua criação.

Para não levar muito tempo na sua produção, você pode criar modelos de eBooks que vão ajudar no seu próximo conteúdo.  

 

Como melhor aproveitar o eBook

Seja com a criação de apenas um eBook para uma campanha específica, ou um por mês, vimos que essa é uma ferramenta muito útil no marketing de conteúdo. O importante é ter um conteúdo e um design que vão causar o maior impacto, gerando leads e novos clientes para sua marca.

 

Para saber mais como aproveitar o eBook em sua estratégia de marketing, continue acompanhando as dicas em nosso blog ou entre em contato para mais informações sobre como podemos te ajudar em suas campanhas de marketing.