Como transformar um eBook de marketing antigo em novos conteúdos
Quantos eBooks você já baixou na internet? Quando bem elaborado, o eBook é ótimo para quem recebe e também para a marca. Além de ajudar no relacionamento com as pessoas, ele é uma maravilhosa ferramenta de marketing para gerar leads e atrair novos clientes.
Criar um eBook, no entanto, demanda tempo e energia de toda a equipe de marketing: desde a elaboração do tema até a criação de texto, design e distribuição.
Depois de colocar o eBook no ar, muitos profissionais acabam partindo para um outro trabalho, esquecendo dele. Mas, já que sua equipe teve trabalho na criação, que tal aproveitar todas as informações já reunidas para criar novos conteúdos?
Para que você possa aproveitar o trabalho já feito, vamos mostrar como reaproveitar o eBook para criar um conteúdo ainda mais potente e valioso.
Como achar novas histórias nos eBooks já prontos
Mais para frente vamos abordar os novos formatos que você pode utilizar, mas antes disso é preciso saber o que abordar. O eBook é feito de histórias e narrativas que conectam sua marca às pessoas, e encontrar essas histórias para levar para outros formatos é o seu desafio aqui.
Se você não sabe como conseguir isso, trazemos algumas ideias.
1 – Aprofunde-se em um tema específico
Um bom eBook costuma ser feito em capítulos. Às vezes, você pode aprofundar com mais detalhes um tópico que foi pouco tratado no eBook, criando um conteúdo ainda mais interessante para o leitor.
Com isso, você consegue levar novas informações para as pessoas, além de as incentivarem a conhecer mais sobre o assunto geral no eBook.
2 – Faça um tutorial
Muita gente está na internet em busca de conhecimentos e disposta a aprender algo. Transforme dicas e tutoriais que já estão no seu eBook em um conteúdo novo como um infográfico, por exemplo, agregando mais valor à marca.
3 – Faça resumos do conteúdo
Dependendo do tema e do conteúdo, o eBook pode ser bastante extenso, e nem sempre as pessoas estão com tempo suficiente para ler tudo.
Você pode escolher algumas informações mais importantes para montar um texto no blog ou uma postagem nas redes sociais, por exemplo.
4 – Encontre um novo ângulo
Uma boa tática para dar relevância a um conteúdo antigo de eBook é procurar um novo ângulo ou alguma tendência específica. Analise o que está em alta no seu setor, o que está saindo na mídia e explore o assunto.
5 – História de dados
O Data Storytelling (ou narrativa de dados) é a transformação dos dados em uma história. Geralmente, os dados e as pesquisas contém informações importantes que podem ser exploradas, e você pode contar essa história em um infográfico, por exemplo.
10 tipos de formatos para usar com o conteúdo do eBook
Já mostramos como você pode conseguir a sua história para explorar um novo material, e agora queremos mostrar os formatos que você pode usar.
1 – Infográficos
Um eBook já costuma ser bastante visual, com ilustrações, imagens e dados. Com o material já disponível, você pode transformá-lo em infográficos.
Além de ser uma ferramenta de fácil compartilhamento, o infográfico consegue fazer sua marca ter mais visualizações.
2 – Webinar
Você já pensou em montar um webinar para compartilhar todo o seu conhecimento que já estava inserido no eBook? Essa é uma boa ideia para mostrar sua experiência e se aproximar do público, dando a ele a chance de se envolver no assunto e interagir.
3 – Infográficos interativos
Muitas informações valiosas presentes nos eBooks podem ser usadas para um infográfico interativo. Essa é uma boa técnica para criar novas experiências de conteúdo para o público.
4 – Apresentações e outros materiais
Muitas vezes o conteúdo do eBook pode ser utilizado de maneiras que você nunca tinha pensado. De repente, os dados do eBook podem ir para uma apresentação interna ou para clientes. Ou você pode transformar as informações já prontas em um folheto de vendas.
5 – Textos de blog
Um capítulo específico do seu eBook pode muito bem virar um texto para o seu blog. Diante do tema do seu eBook, pense em como aproveitar o material já existente no seu site, com diferentes artigos.
Você consegue assim atrair novos leitores, além de conseguir fazer a divulgação do eBook, aumentando o alcance dele.
6 – Vídeos e Motion Graphics
Os vídeos e gráficos em movimento estão cada vez mais em alta, sendo um conteúdo fácil de consumir. Analise o seu eBook e veja como você pode usar os dados e informações para contar uma história com um Motion Graphic.
7 – GIFS e Infográficos animados
Ao contrário do infográfico interativo, em que o espectador precisa fazer algo para gerar uma ação, o infográfico animado e os GIFS fazem isso automaticamente e também são ferramentas que podem aproveitar o conteúdo do eBook.
8 – Podcasts
Como podemos ver, há diversas formas de aproveitar o eBook, e o podcast é uma outra ótima opção. No programa de podcast, tem como analisar e discutir um assunto que faça parte do eBook e debater com especialistas as informações já existentes.
9 – Redes sociais
Nas redes sociais, ao contrário de outras mídias, as informações podem ser mais curtas, como uma estatística, imagem ou citação, por exemplo. Elas ajudam na promoção de conteúdo de uma maneira mais fácil e rápida.
10 – Novas ferramentas
O seu eBook oferece dicas para as pessoas de como fazer algo melhor? Aproveite para criar uma ferramenta ou pesquisa que vai ajudá-las a colocar todas as informações em prática.
Como encontrar novas ideias de marketing de conteúdo
O eBook é apenas uma das ferramentas da estratégia de marketing, mas é possível criar um conteúdo de alta qualidade de diversas maneiras.
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