Como criar um marketing de conteúdo autêntico, sem enrolação
Quantas vezes você recebeu ou clicou em um artigo e só depois de começar a ler percebeu que aquilo não te interessava? Na internet, infelizmente muita gente faz um marketing de conteúdo sem relevância, com pouco interesse para o público. Mas como conseguir atrair a atenção do cliente com algo que valha a pena ler? Neste artigo, separamos algumas dicas de marketing de conteúdo para que sua marca consiga manter o público sempre envolvido e interessado.
Por que ainda tem na internet muito marketing de conteúdo ruim?
O autor Josh Bernoff aborda esse assunto no livro ‘Writing Without Bullshit’. No geral, ele quer mostrar que as empresas devem respeitar mais o tempo do seu leitor do que o seu próprio. E ele traz algumas razões e situações que explicam o consumo (e a produção) de um marketing de conteúdo ruim.
- Na escola. Quem nunca tentou enganar o professor, dando uma explicação errada para ver se ele acreditava nisso?
- No trabalho. Quem nunca ficou cansado de ler manuais de funcionários e outros assuntos cheios de ‘jargões’ que só servem para aquela empresa onde você está trabalhando? É uma linguagem específica para aquele local.
- Falta de edição. Na hora que profissionais de marketing de conteúdo lançam um conteúdo, muitas vezes na correria nem sempre a qualidade é priorizada.
Enquanto muita gente anda fazendo um marketing de conteúdo ruim, é hora de as marcas perceberem que é possível se destacar criando um conteúdo de mais qualidade. E como fazer isso? Concentrando esforços na criação de conteúdo que vai valer a pena o tempo que seu leitor ocupará consumindo o seu material.
5 dicas de marketing de conteúdo
Queremos ajudar sua marca a entrar no caminho certo, então separamos cinco dicas para seu marketing de conteúdo ser o melhor possível.
1 – Antes de criar o conteúdo, identifique o seu valor
Um dos principais erros que as marcas cometem no marketing de conteúdo é não criar um conteúdo relevante ao público. Muitas vezes a ideia parece ser boa, mas ela só é interessante à empresa. Tente descobrir por que as pessoas vão querer ler ou baixar o seu conteúdo. Se você não tiver essa resposta, provavelmente seu conteúdo não vale a pena.
Para te ajudar, faça as seguintes perguntas:
- Quem é o seu público e o que ele precisa, quais são seus pontos fracos?
- Como o conteúdo pode ajudar a resolver os problemas dos clientes?
- O que você quer com esse projeto, qual seu objetivo?
- Como você vai medir o sucesso do projeto?
Ao conhecer a fundo essas questões, você consegue criar um conteúdo que seja relevante para seu público e que servirá também para sua marca.
2 – Seja preciso e específico
A função do profissional de marketing de conteúdo é fazer chegar ao cliente a mensagem de uma maneira mais eficiente. Nem sempre é necessário escrever 5 mil palavras se o conteúdo pode ser sucinto e mais assertivo.
- Vá direto ao ponto. Ser específico, neste caso, é a melhor maneira. Saiba o que precisa ser dito e crie o conteúdo para esse fim.
- Escreva para seu público específico. Conhecer o seu público vai ajudar a criar o conteúdo e a mensagem correta, com o formato mais adequado.
- Evite escrever postagens longas. O que atrai os clientes e as pessoas é o bom conteúdo, e não necessariamente o tamanho do texto.
3 – Evite chavões e frases-comuns
Sabemos que todo mercado tem alguma palavra-chave ou jargão específico, mas evite usá-los demais em seu conteúdo. O uso dessas palavras pode confundir o leitor, que está querendo uma conexão com a sua marca.
Quando alguém começa a consumir o conteúdo da empresa, ela está buscando todo o conhecimento e experiência que a marca pode oferecer, então tente ser o mais ‘normal’ possível na comunicação. Se precisar usar tal palavra, explique o que ela significa.
Na construção dos textos, é preciso também criar a sua ‘voz’, ou seja, que o conteúdo reflita a sua marca e o que você faz.
4 – Reforce a marca, mas sem exageros
No fim, o que as empresas querem é que sua marca seja vista e reconhecida, mas é preciso tomar cuidado quando falamos em marketing de conteúdo. Um eBook que mais parece um livro de vendas (repleto de logotipos) e com pouco conteúdo é um exemplo negativo.
Para se ter um conteúdo de marca forte, é necessário ter uma comunicação transparente, desde sua voz até a linguagem visual. Se o conteúdo tem marcas exageradas, ela nem sempre é levada a sério. É preciso saber como estabelecer a marca como uma fonte confiável ao público.
5 – Dê espaço às ideias
Fazer as coisas certas é sempre melhor do que fazer as coisas correndo. Teve uma boa ideia de criação? Avalie bem, converse com outras pessoas da sua equipe e veja se não vale a pena explorar outras possibilidades para ter um conteúdo ainda melhor.
Esse processo criativo ajuda a atingir melhores resultados. E tenha também um calendário editorial e cronogramas de prazos (desde os rascunhos das ideias até a edição final).
Estabeleça um processo criativo
Para fazer um bom marketing de conteúdo é necessário contar com uma boa equipe, ótimas ideias e, claro, um processo para colocar os projetos em prática, que inclui planejamento, produção, gerência e revisão de conteúdo.
Durante o projeto sempre vão aparecer alguns ajustes, mas contar com esse processo facilita a vida de todos da equipe, evitando atrasos.
- Estabeleça funções. Cada profissional precisa ter a sua responsabilidade, então busque trabalhar com o número certo de colaboradores que vão ajudar a fortalecer a marca e realizar um trabalho mais criativo e eficiente.
- Documente seus objetivos. Controlar esse processo criativo e os objetivos do conteúdo ajuda no projeto.
- Aposte nas melhores ideias. Como já vimos, o objetivo final é entregar o melhor conteúdo para seu público (e não impressionar você mesmo).
Nunca se esqueça para quem você está criando o conteúdo e entregue algo com alta qualidade que realmente ajude o seu cliente. Assim, seu conteúdo terá mais sucesso e mais vezes o público consumirá o seu produto. O que o cliente busca é alguém que lhe passe confiança, e entregar um conteúdo de qualidade é uma boa maneira de conquistar o cliente.
Para saber como colocar sua estratégia de marketing de conteúdo em prática, não hesite em chamar a ajuda de alguma agência especialista no assunto. A Baloodesign quer te ajudar a tirar o seu projeto do papel, entre em contato!