11 de abril de 2020

Como trabalhar de forma proativa em tempos de mudança?

Não há como negar que este é um momento incerto para os profissionais de marketing. O que você deve priorizar? Como você deve ajustar ou alterar suas campanhas? Você deve refazer ou atualizar sua estratégia? Ajudamos nossos parceiros e clientes a navegarem nessas mesmas perguntas há anos e há uma coisa que temos certeza: as marcas não devem interromper seus esforços de marketing (mesmo em tempos difíceis), mas precisam se adaptar.

Acreditamos que marcas de todas as formas e tamanhos têm uma oportunidade única de avançar neste momento, não apenas doando bens ou fundos, mas apoiando suas comunidades e comunicando-se com clareza, sobre suas intenções e integridades.

Mas é difícil saber como agir corretamente por sua empresa e seu pessoal quando você está confuso, preocupado ou simplesmente parado sem saber o que fazer em seguida. Portanto, muitas marcas estão interrompendo seus esforços de marketing. Os orçamentos de marketing estão sob crescente revisão e muitos profissionais de marketing sentem que não podem seguir em frente.

Apesar dessa interrupção, no entanto, ainda há uma oportunidade significativa para que os profissionais de marketing e organizações aprimorem seu foco, cortem coisas que não estão servindo para seus negócios, revisitem os elementos fundamentais de suas marcas, examinem a estratégia de conteúdo e se concentrem em alcançar resultados com base em ações e discursos reais.

Acreditamos em marketing de propósito, então, durante a última semana, realizamos pesquisas sérias sobre como podemos contribuir de maneira significativa com nossas habilidades durante essa crise. Começamos com nossas dicas sobre como ser um profissional de marketing responsável durante a interrupção do Coronavírus. Mas agora, mais do que nunca, achamos que é nosso dever ajudar as marcas a se soltarem.

Também sabemos que todos precisamos de um pouco de ajuda para navegar na situação em questão (inclusive nós mesmos). Nas últimas semanas, temos nos dedicado bastante à nossa rede de treinadores, mentores, colegas e especialistas, o que tem sido tremendamente valioso.

Hoje, estamos anunciando que estamos lançando serviços de treinamento e consultoria com foco específico na superação da crise.

Por uma questão de simplicidade, decidimos nos concentrar em dois temas:

 

  1. Estratégia de marca
  2. Marketing de conteúdo

 

Com o tempo, isso pode se expandir ou evoluir para outras coisas. Mas, por enquanto, estamos nos concentrando nessas bases para ajudá-lo a colocar seu marketing no caminho certo durante esse período único e além.

Por meio de nosso treinamento, você terá acesso direto ao nosso pessoal e experiência para aprender sobre as coisas proativas que sua marca pode e deve fazer agora para fortalecer seu marketing. Isso inclui recomendações personalizadas para todos os aspectos de sua operação, incluindo nossa orientação especializada sobre os assuntos:

 

  • Estabeleça, revise ou esclareça o ponto central da sua marca (objetivo, visão, missão e valores);
  • Siga as práticas recomendadas e evite erros de marketing durante esse período delicado;
  • Revise sua estratégia de marca ou conteúdo;
  • Fortaleça ou altere suas campanhas;
  • Audite a identidade da sua marca para identificar oportunidades para melhorar o posicionamento e a coesão;
  • Identifique maneiras de diferenciar sua marca com diretrizes de identidade de marca atualizadas;
  • Descubra o que precisa ser mantido, de uma pausa ou cancelados na sua comunicação.
  • Identifique que histórias da marca devem ser destacadas nesse momento;
  • Execute sua estratégia (mesmo com recursos limitados);
  • Crie conteúdo focado em valor para sua comunidade;
  • Use nossas ferramentas e recursos exclusivos para seguir em frente;
  • Alinhe seu trabalho para apoiar seus verdadeiros objetivos de marca;
  • Simplifique seus processos e descarte o que não está funcionando.

 

Acima de tudo, nosso objetivo é fornecer o suporte necessário para que você saia novamente dessa situação com uma visão mais forte e a capacidade de executá-la. Obviamente, sabemos que as necessidades de cada marca são diferentes, por isso estamos felizes em adaptar nosso treinamento para o que você precisar.

Acreditamos em tirar o melhor proveito de todas as situações e encontrar as lições a serem aprendidas; portanto, incentivamos você a procurar maneiras de elevar sua marca durante esse período. Caminhe, conte histórias poderosas e trabalhe para manter as pessoas conectadas. É o que o mundo precisa mais do que nunca.

Se você estiver curioso para saber mais sobre este trabalho ou tiver dúvidas sobre os desafios de marketing da sua marca, envie um email para adriano@baloodesign.com.br.

Estamos aqui para ajudá-lo a superar isso da maneira mais fácil possível. Enquanto isso, esperamos que você permaneça saudável e seguro por aí.