24 de janeiro de 2020

Como criar o calendário ideal de redes sociais que aumentará seus seguidores

Com o fluxo constante de novos conteúdos, notícias e ideias, é fácil se perder no dia a dia do gerenciamento das mídias sociais. A vontade de realizar publicações com base no que se acha divertido é enorme e muito utilizado por muitas marcas. Infelizmente essa prática não irá levar sua marca muito longe. Se você deseja atrair atenção, engajamento e crescimento consistentes, precisa saber com quem deseja se comunicar, ter planejamento e ter uma ótima frequência. Na Baloodesign entendemos que a maneira mais fácil para fazer isso é criando um calendário de conteúdo para mídia social e agendando suas postagens com antecedência.

Este material, que a Baloodesign preparou, descreve os conceitos básicos de como organizar seu conteúdo em um calendário de redes sociais, desde a escolha das redes sociais nas quais você deseja se concentrar até a programação do seu conteúdo.


O que é um calendário de mídia social?

Um calendário de mídia social é exatamente o que parece: um calendário que detalha sua agenda de publicação em mídia social. Eles podem ser simples, contemplando o tema e o dia, ou mais complexos, com definições de postagens específicas para redes sociais diferentes, formato das artes, horários e até para o perfil das pessoas. 

O calendário ideal para sua marca é você quem determina. O importante é que você o tenha e o use. Seu calendário poderá ser criado no formato de um “calendário real”, mas, na maioria das vezes, um documento simples do Word com a lista das datas e informações também funcionará.

Seu calendário de mídia social o ajudará a otimizar o processo de criação e postagem de conteúdo, facilitando a manutenção regular do seu agendamento de publicações.

Se você nunca viu um calendário de conteúdo para redes sociais ou simplesmente não está familiarizado com o assunto, não queremos que você fique parado! Realize o download do nosso calendário gratuito de conteúdo para redes sociais


Como criar um calendário de mídia social

Agora que você entende por que um calendário de mídia social é essencial para o sucesso do marketing, é hora de começar a criar o seu! Vamos explicar como fazer isso em cinco etapas:

  • Descubra como criar personas de marketing para o seu conteúdo;
  • Escolha as redes sociais certas;
  • Crie uma agenda;
  • Descubra quais tipos de conteúdo você irá postar;
  • Implemente seu calendário com ferramentas de agendamento.


Descubra como criar personas de marketing para o seu conteúdo

Não temos como falar de marketing em mídias sociais se não falarmos em conexão e interação. A cada postagem feita você busca uma reação, um comentário ou uma opinião das pessoas, mas para criar conteúdos interessantes para as pessoas primeiro é preciso entender quem são elas. 

Entender quem você está tentando alcançar através do seu conteúdo é fundamental para o resultado positivo de uma estratégia de conteúdo para mídias sociais. É por isso que você precisa definir personas para sua campanha de marketing.

Essa ferramenta simples é o segredo para contar histórias que ressoam e fazem relacionamentos duradouros.

Não sabe como criar personas de marketing? Descubra no conteúdo que preparamos e aprenda tudo em  “Como Criar Personas em 4 Etapas Para Seu Marketing (Com Modelo Grátis)”.

Como escolher as redes sociais certas

Se você está pensando em criar um calendário de mídia social, provavelmente já sabe em quais redes de mídia social deseja se concentrar, mas quero que você tenha certeza antes de criar uma programação.

Aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo a descobrir em quais redes você deve se concentrar:

 

  1. Descubra onde seu público está 

Acessar seu público-alvo onde ele já está e analisar os dados demográficos é uma forma muito eficiente de entender onde ele está. Esse entendimento parece simples, mas muitas marcas insistem no erro de tentar fazer um público vir até você.

Felizmente, há muitas informações disponíveis da demografia de cada rede de mídia social. Procure pelos relatórios anuais e pesquisas realizadas por institutos com credibilidade.  

Separamos abaixo alguns dos dados mais valiosos para você iniciar:

  • Pessoas de todas as gerações estão no Facebook, incluindo 63% dos idosos com 50 anos que usam a Internet e 56% dos idosos com mais de 65 anos.
  • O YouTube com seus vídeos atinge mais o perfil de 18 a 34 anos e 35 a 49 anos do que qualquer canal de TV a cabo.
  • 33% dos usuários de internet com idades entre 30 e 49 anos estão no Instagram, e 59% dos internautas entre 18 e 29 anos.
  • Há mais de 300 milhões de usuários ativos no Snapchat todos os meses e 71% desses usuários têm menos de 31 anos.
  • O Twitter tem 328 milhões de visitantes únicos a cada mês. 53% dos usuários masculinos do Twitter usam a plataforma para receber notícias.
  • O Pinterest tem 150 milhões de usuários ativos, e 81% desses usuários são mulheres.
  • No LinkedIn, 61% dos usuários possuem de 30 a 64 anos sendo sua maioria homens (56%). Outro dado importante é que 50% dos compradores voltados para B2B usam o LinkedIn para tomar decisões de compra.
  1. Entenda que tipo de conteúdo funciona melhor em cada rede

Algumas coisas se aplicam a todas as redes de mídia social, como a regra de que você nunca deve excluir comentários negativos, mas cada rede favorece um tipo diferente de conteúdo.

  • O Twitter ainda é a rede de mídia social mais baseada em texto focada em informações rápidas.
  • O Facebook abraça todas as formas de mídia, mas se inclina fortemente para o vídeo.
  • O Instagram é predominantemente uma plataforma de fotografia, mas também integra mais vídeos.

Mesmo essa pequena informação provavelmente dá uma ideia do que funcionará melhor para o seu negócio. Você pode descobrir ainda mais sobre o melhor conteúdo de cada plataforma, verificando nosso detalhamento das quatro redes de mídia social mais populares.

 

  1. Entenda o tipo de conteúdo que sua empresa é realmente adequada para criar

O vídeo pode ser o conteúdo de mídia social mais compartilhado em 2019, mas você realmente tem tempo e orçamento para produzir vídeos de alta qualidade? Seus produtos ou serviços são realmente adequados para vídeos? Caso contrário, é melhor ficar com outro conteúdo, como imagens e artigos.

Quando você está iniciando e fazendo a maior parte ou todo o marketing, também precisa considerar o que realmente gosta de fazer. As pessoas poderão saber se você está apenas em uma rede porque acha que deveria estar lá. Eles saberão que você existe apenas para vender seus produtos, e essa é exatamente a imagem que você não deseja ter nas mídias sociais.

Não sabe ao certo que tipo de conteúdo você deseja criar? Dê uma olhada nas suas campanhas de anúncios anteriores ou nas campanhas de anúncios dos concorrentes. Preste atenção não apenas ao que é mais bem-sucedido, mas também ao que é mais interessante para você. Você está interessado em fazer sua própria fotografia? Você quer se juntar ao Instagram. Você está interessado em aprender a editar vídeos como um profissional? Considere o YouTube. Qualquer que seja a sua escolha, você deseja que ele seja algo com o qual você goste, até que possa contratar um assistente de marketing ou uma agência de marketing de conteúdo.

Se você estiver sem ideias para conteúdos, tire uns minutos para ler “9 Dicas para ajudá-lo a encontrar novas histórias para o seu marketing de conteúdo” , você vai se destravar na hora!

 

  1. Veja onde seus concorrentes estão conseguindo resultados

Muitas marcas passam pelas três primeiras etapas e pulam essa, mas estudar onde está sua concorrência pode fornecer algumas ideias surpreendentes. Por exemplo, muitos produtores de conteúdo vendem cursos e livros através de conexões no Instagram e podemos assumir que hoje ele é o melhor lugar para isso, mas olhando para os produtores mundiais em 2019, podemos identificar que eles foram bem sucedidos com estratégias no Twitter. Como observamos essas tendências, orientamos muitos clientes a investirem no Twitter para divulgação.

Você pode descobrir algo igualmente surpreendente ao estudar as plataformas de seus próprios concorrentes.

 

  1. Escolha suas plataformas

As melhores plataformas de mídia social para o seu negócio terão dois recursos principais:

  • Muitos usuários com o perfil comportamental e demográfico que você está tentando alcançar.
  • Foco no tipo de conteúdo que você gosta de criar para sua empresa ou no tipo de conteúdo adequado aos seus produtos ou serviços.

Uma rede de mídia social com essas duas características permitirá que você se conecte de forma autêntica ao seu público-alvo.

 

Como criar uma agenda para o seu calendário de mídia social

Depois de decidir em quais redes de mídia social sua marca deve estar, é hora de criar seu calendário real de mídia social. Você pode criar calendários separados para cada rede ou criar um calendário mestre para todo o seu marketing de mídia social. Dando preferência para as pessoas que estão iniciando, este artigo pressupõe que você esteja criando um calendário para todas as suas redes de mídia social.

Há três fatores principais que você precisa considerar ao criar sua agenda de mídia social:

  • Com que frequência você deve postar em cada rede – As pessoas comuns usam cada rede de mídia social de maneira diferente e sua empresa deve adotar a mesma abordagem. Seu público-alvo específico pode tolerar mais ou menos mensagens de mídia social com marca do que o usuário médio, mas existem algumas regras gerais sobre a frequência de postagem para cada rede social.

A seguir, sugestões baseadas nas pesquisas mais atualizadas sobre a frequência com que postar em cada plataforma de mídia social para obter visibilidade máxima:

    • Páginas do Facebook: de uma a duas por dia.
    • Twitter: de três a dez vezes por dia.
    • Instagram: de uma a três vezes por dia.
    • Stories do Instagram: de duas a cinco vezes por dia.
    • Pinterest: de três a 20 vezes por dia.
    • LinkedIn: de uma a duas vezes por semana.
  • Com que frequência você pode postar conteúdo de qualidade – como no seu blog, seus feeds de mídia social devem se dedicar a publicação e compartilhamento de conteúdo de qualidade. O conteúdo mal executado é geralmente pior do que nenhum conteúdo. Mais pessoas podem ver suas mensagens, mas elas não se conectam – e você perde a oportunidade de criar relacionamentos com os quais as mídias sociais se baseiam.
  • Quando seu público está on-line – a maioria das pessoas gasta apenas alguns minutos nas mídias sociais por vez, então você quer garantir que suas postagens estejam subindo quando as pessoas às verão. Comece descartando e deletando todas as tabelas com regras prontas de melhores horários para postagem. Novamente retome seu estudo de persona de marketing e identifique os horários onde seu público-alvo estará conectado. Você irá se surpreender com os resultados com nosso infográfico sobre quando publicar nas mídias sociais e considerando o comportamento do seu público específico. Por exemplo, se você estiver segmentando adolescentes, envie suas mensagens promocionais por volta das 15h, quando muitos adolescentes já terão retornado das escolas, almoçado e estarão livres dos pais para verificar seus telefones.

Em resumo, sua agenda de mídia social precisa se concentrar na publicação de conteúdo de alta qualidade de forma consistente e na publicação desse conteúdo quando o público estiver realmente online. Para a maioria das redes de mídia social, isso significa que você deve postar entre uma e quatro vezes por dia.

O importante é que você crie um único documento que detalha quando você irá postar nas mídias sociais, com horários específicos com base em sua pesquisa. A propagação das informações internamente é muito importante para evitar duplicidade ou perda de postagens. Para evitar isso, todos os membros da equipe que trabalham em suas contas de mídia social deverão ter acesso a este documento.

 

Escolhendo o conteúdo certo para postar

Isso pode não parecer um aspecto essencial do seu calendário de mídia social, mas a existência de regras para o conteúdo que você publica pode otimizar o processo de agendamento e manter sua marca com uma comunicação consistente nas redes sociais.

Você pode tornar essa parte do plano tão simples ou complexa quanto desejar. Muitas empresas usam um conjunto simples de regras para determinar todo o conteúdo, como este exemplo simples abaixo:

  • Retweet se tiver tempo, de 2 a 6 tweets por dia da semana;
  • Concentre-se em compartilhar artigos e citações relacionadas à cinema e séries. Falar sobre como foram gravadas e seu futuro pode ser interessante;
  • Evite compartilhar promoções para venda de produtos ou serviços de streaming, o cliente irá insistir, mas siga a regra do ⅓ com ele;
  • Compartilhe somente conteúdo Geek;
  • Para todas as outras postagens de mídia social, consulte o calendário estendido.

Outros são mais específicos, como o exemplo de programação completa abaixo:

  • Todos os dias às 10:00: Publicar citações relacionadas a séries da Netflix;
  • Todos os dias às 14:30: Publique uma imagem e conte uma história sobre ela;
  • Toda terça-feira às 17:00: Realize perguntas e estimule o recebimento de dicas para soluções de problemas e opiniões como resposta (mantenha uma lista de perguntas definida por clientes. Veja um exemplo em nosso calendário);
  • Toda sexta-feira às 17:00: Realize enquetes com os principais temas abordados na semana;
  • Todo sábado às 17:00: Incentive os seguidores a twittar um trecho da cena que eles mais gostaram da última série ou filme que assistiram;
  • Todos os dias depois das 16:00: Retweet de 2 a 6 tweets com ótimos resultados e atemporais, gaste 10 minutos interagindo com os seguidores do Twitter que iniciarem a interação.

Você pode se sair bem com qualquer um dos modelos, mas eu sugiro enfaticamente a versão mais detalhada, por duas razões. Primeiro, ajuda a tirar proveito de como as emoções das pessoas mudam ao longo do dia. Por exemplo, postando dicas de produtividade pela manhã e histórias emocionantes à noite. E segundo, permite que os funcionários saibam rapidamente o que precisam agendar. Isso significa que eles não perderão tempo selecionando os tipos incorretos de conteúdo.


Como implementar seu calendário de mídia social

Depois de descobrir como será o seu calendário de mídia social, é hora de realmente implementá-lo. A maneira mais fácil de fazer isso é por partes. Muitas empresas agendam postagens para um mês inteiro de cada vez. Algumas já preferem que as datas comemorativas sejam agendadas com antecedência de um ano e as diárias com janelas de 3 dias.

Para realizar esse agendamento você pode utilizar algumas redes sociais como Facebook e Twitter, mas orientamos você a procurar uma ferramenta para agendamento.

Algumas são gratuitas e outras pagas. Sabemos que muitas marcas no início preferem poupar investimentos, mas leve em consideração as horas de trabalho para a criação de um conteúdo que pode não ir ao ar na hora correta devido a um servidor ruim para publicação. 


Engajamento

Ter um calendário de mídia social e automatizar parte de sua programação de publicação é excelente, mas a mídia social é uma questão de interação com o público. Se você não interagir com seus seguidores, eles não se tornarão a comunidade de que você precisa para ter sucesso no marketing. Essa interação é importante para criar engajamento e colher informações úteis do seu público. Sem resposta, muitos fãs irão deixar de seguir sua marca.

Por outro lado, à medida que seus seguidores aumentam, responder aos comentários das mídias sociais pode consumir todo o seu dia de trabalho se você não prestar atenção. Separe uma parte do tempo todos os dias úteis para responder aos seguidores nas mídias sociais.

 

Espero que este material transforme a maneira como você gerencia o conteúdo de redes sociais da sua marca. Se precisar de mais ajuda para sua empresa ou negócio entre em contato com a Agência Baloodesign. Iremos adorar falar de como podemos melhorar sua estratégia de conteúdo. Entre em contato aqui!