25 de dezembro de 2019

10 maneiras inteligentes de gastar seu orçamento extra de marketing no final do ano

Usar ou perder. É isso que você enfrenta quando se trata de contabilidade de final de ano. Claro, se você tiver sorte o suficiente para ter algo sobrando, certamente deseja que esse valor sobrando seja utilizado de forma eficiente, especialmente com o novo ano que está chegando. Como você não pode gastá-lo em uma escapada para Cancun (a menos que sua próxima conferência de marketing esteja lá), você precisa de algumas maneiras inteligentes de usar esses fundos para terminar o ano com força total e manter sua marca em alta. Felizmente, a Baloodesign preparou algumas ideias para você.

Como investir seu orçamento extra de marketing

Da educação ao conteúdo, aqui estão algumas maneiras úteis de gastar seu orçamento, ajudando sua equipe a preparar-se para o sucesso no próximo ano. Esperamos que elas ajudem.

 

1) Conteúdo de férias

Estamos prestes a ir para as férias, o que significa que as coisas serão super agitadas. Se você deseja aproveitar suas férias sem a dor de cabeça e deixar programada uma produção de conteúdo efetiva, invista nos resumos de final de ano ou nas previsões para o ano novo. Esses assuntos podem ser especialmente populares.

Lembre-se, no entanto, que você precisa manter o cronograma de produção com a divulgação. Realize suas publicações pelo menos 2 a 3 semanas antes dos feriados para ter tempo suficiente de promover as publicações e permitir que os leitores compartilhem seu conteúdo.

Dica: se seu cérebro estiver frito e você precisar de alguma inspiração para ideias de conteúdo, aqui estão 4 ideias para estimular sua criatividade.

 

2) Estratégia de conteúdo do próximo ano

O novo ano chegará antes que você perceba, o que significa que será a hora de reavaliar seus objetivos e táticas. Você pode obter um impulso na sua estratégia de conteúdo para o próximo trimestre, meio ano ou até o ano inteiro a partir de agora.

Pense no que você quer focar no futuro. Nutrição de Leads? Geração de Leads? Estratégia social? Envolver os clientes atuais? Com base nas informações que você obteve neste ano, considere como você pode ajustar suas táticas para alcançar seus objetivos.

Dica: para garantir que seu conteúdo seja o mais eficaz possível, também é um bom momento para mapear a jornada do seu comprador e garantir que você esteja enviando a mensagem certa no momento certo.

 

3) Projetos de Sprint

Existem muitos formatos que podem oferecer um bom retorno para um investimento decente: pense em vídeo de ação ao vivo (especialmente vídeos de estilo documentário ou explicativo de produtos), uma série interessante de infográficos, apresentações interativas, etc. Novamente, você pode se inspirar para criar algum conteúdo de revisão do ano também nesses formatos.

Esses tipos de projeto ganham escala muito rápido, permitindo que você extraia algum orçamento de marketing adicional nos dias finais.

Dica: este é um ótimo momento para experimentar. Se você está procurando inspiração, aqui estão 5 dicas de marketing de conteúdo para você experimentar.

 

4) Novas ferramentas para facilitar sua vida

Existe uma tonelada de tecnologia útil por aí para ajudá-lo a fazer seu trabalho melhor. Este é um ótimo momento para testar algumas novas ferramentas e serviços ou atualizar o que você possui atualmente para melhorar sua automação de marketing, atualizações de software, ferramentas de monitoramento social etc.

Como muitas ferramentas de marketing exigem pagamentos antecipados por assinatura anuais, em vez de pagamentos mensais recorrentes, elas são locais convenientes para alocar seus excedentes do orçamento de marketing.

 

5) Pesquisar e descobrir o que é útil

A análise de dados é uma das melhores maneiras de iniciar a criação de novos conteúdos, mas requer uma quantidade razoável de dados. Se você não possui a quantidade de informação necessária, profissionais qualificados ou conhecimento, considere comissionar um relatório, investir na análise de dados do banco de dados de contatos ou usar um serviço de integração de dados para descobrir informações interessantes.

Esses dados podem ajudar no direcionamento do seu negócio,  tomada de decisão e podem ajudá-lo a descobrir histórias únicas e originais para transformar em conteúdo atraente.

Dica: se você vai investir na análise de dados, descubra como criar visualizações resumidas de dados que contem sua história.

 

6) Distribuição de conteúdo

Um ótimo conteúdo pode fornecer valor muito tempo depois de ser publicado. Cada vez mais, vemos clientes produzindo conteúdo com planos de distribuição de cauda longa para manter a entrada de leads, tráfego e impressões fluindo por meses e até anos.

Procure maneiras de aumentar o que você já tem. Revise o conteúdo que você produziu este ano e selecione algumas estrelas para ampliar a distribuição com seu orçamento de marketing restante. Um pouco de poder de fogo extra na forma de promoções sociais, publicidade nativa, parcerias de eventos, envolvimento de influenciadores etc. pode dar a essas peças a visibilidade de que precisam e adicionar resultados de última hora à sua contagem de leads no final do ano. Isso é especialmente inteligente para o conteúdo principal, como e-books ou vídeos.

 

7) Conferências

Afinal, você poderá fazer essa viagem a Cancun se conseguir convencer os executivos de que essa é uma oportunidade válida. Estamos todos presos atrás de nossos computadores com muita frequência, e as conferências podem ser uma ótima maneira de obter o conhecimento necessário e o relacionamento com contatos em potencial. Confira uma conferência que você nunca visitou antes ou dirija-se a algo em outra região para aproveitar ao máximo.

Dica: para receber a luz verde, ofereça-se para criar conteúdo enquanto estiver lá ou forneça uma apresentação relevante ao voltar.

 

8) Cursos Online

Talvez você não consiga participar de uma conferência de uma semana, mas os cursos on-line estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Se houver assuntos sobre os quais você deseja saber mais ou formas de que sua equipe expanda suas habilidades (por exemplo, Google Ads), oferecer um investimento de educação pode ser um grande incentivo.

Por exemplo, investimos em duas bases para cursos online que ficam liberadas o ano inteiro para nossos funcionários aqui na Baloodesign. Muitas vezes, as iniciativas educacionais de nossas equipes resultam diretamente em novos negócios, sessões de brainstorm mais completas, estratégias mais inteligentes e projetos criativos mais sofisticados.

Dica: confira ótimos cursos de líderes de pensamento da web, incluindo LinkedIn Learning, Coursera, Hubspot Academy, etc. Dê uma olhada para ver o que pode despertar seu interesse  e o da sua equipe.

 

9) Ativos Cindidos

Nem sempre o novo conteúdo precisa começar com um conceito totalmente original. Além de aumentar os ativos existentes, você também pode obter resultados mais rápidos e com menor tempo de produção transformando materiais antigos em novas partes de conteúdo para o próximo ano. Você pode transformar um e-book em uma série de infográficos ou criar vários mini-e-books com base em cada capítulo. Existem várias maneiras de gerar mais com o que você tem.

Dica: Invista em uma estratégia de conteúdo “divisível” para ajudá-lo a fazer isso facilmente.

 

10) Uma agência criativa

Uma agência criativa é uma equipe de profissionais especialistas em irá ajudar você a aproveitar ao máximo o seu investimento. Se você precisa de um trabalho estratégico de alto nível, suporte à criação de conteúdo ou alguém para ajudá-lo a melhorar suas ideias de marketing, eles podem ajudá-lo. Se você precisar gastar seu orçamento o mais rápido possível, elas terão ainda mais ideias do que as que você leu aqui.

Dica: Se você deseja trabalhar com uma agência, encontre o parceiro certo para você. Veja no link o material que preparamos para ajudar na sua decisão de contratar uma agência de conteúdo, um freelancer ou fazer internamente, além de algumas dicas para ajudar você a trabalhar melhor em conjunto.

(É claro que adoraríamos estar na corrida pela sua conta. Nos envie uma mensagem se precisar de suporte extra.)

 

Continue aprendendo, continue crescendo no ano novo

Independentemente do seu orçamento, sabemos que o marketing de conteúdo nem sempre é fácil, mas quanto mais você faz, melhor fica. Para ter sucesso, você precisa ser determinado, acompanhar as melhores práticas, incentivar sua equipe a crescer e experimentar mais (mesmo que pareça assustador).

Queremos que você trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil, por isso continuaremos enviando dicas, fornecendo os recursos úteis necessários e compartilhando o que aprendemos. 

Enquanto isso, esperamos que o próximo ano traga mais ideias criativas, maior ROI e ainda mais vitórias. Felicidades.