24 de dezembro de 2019

Marketing de Conteúdo: você deve usar uma agência de criação, freelancer ou fazer internamente?

Quando você precisar de ajuda com seu marketing, você tem algumas opções. Você pode contratar um freelancer, uma agência criativa para ajudá-lo ou assumir o controle por completo. 

Qual você deve escolher? Depende. Vimos pequenas equipes de marketing criarem ótimos conteúdos e vimos grandes departamentos de marketing se esforçando para conseguir o mínimo. Seja uma operação pequena, média ou grande, trata-se realmente do que você precisa fazer e de como está bem equipado para fazê-lo.

Mas se você estiver em uma encruzilhada e não tiver certeza de qual caminho seguir, pensamos em fornecer uma visão geral dos benefícios de cada um, além de coisas importantes a considerar. 

Caramba! Esse pessoal da Baloodesign de Jundiaí está muito louco. Eles são uma agência e estão orientando as pessoas a criarem por conta própria o conteúdo ou procurarem um freelancer? Na verdade a resposta é “SIM”. Todo o trabalho feito em uma agência tem em algum momento a participação do cliente e não existe coisa pior do que iniciar um trabalho que não irá atender as expectativas de ambos. No material abaixo você irá perceber que cada escolha possui prós e contras. Entender em que momento o seu negócio está, quanto pode investir e o que esperar do serviço é fundamental. 

Esperamos que esse material ajude você a tomar a decisão certa para sua equipe.

 

In-House

Se você tem a capacidade de executar sua estratégia de marketing internamente, isso pode ser uma opção mais econômica, desde que você tenha “mão de obra” suficiente e com as habilidades necessárias para fazer o trabalho em tempo hábil.

Os benefícios

Fazer o seu trabalho de comunicação internamente pode ser conveniente e eficiente. Sua equipe já entende sua marca, você sabe o que precisa fazer e pode coordenar o seu tempo e o da sua equipe facilmente. Pode ser mais barato (supondo que você tenha os recursos necessários à mão) e também tenha a flexibilidade de mudanças sem precisar contar com uma equipe externa.

O que você deve ter em mente

Embora seja ótimo criar novas ideias e o planejamento da sua própria marca, às vezes você pode acabar no vácuo, incapaz de enxergar fora da caixa e sair do cotidiano da sua marca. Sem uma perspectiva externa, você pode ignorar novas oportunidades ou ideias diferentes (mas altamente eficazes).

Além disso, se você não tiver as habilidades testadas e comprovadas para produzir algo, poderá perder muito mais tempo e energia refazendo seu trabalho. (Por exemplo, serviços com mais interatividade podem ser altamente complexos e, portanto, exigem desenvolvedores e designers profissionais.) Além disso, se você precisar contratar novos membros da equipe em tempo integral e com a capacidade técnica necessária para fazer essas atividades, pode acabar sendo mais caro do que usar uma agência ou freelancer .

 

Um Freelancer

Quando você precisa de alguém com uma habilidade especializada para uma peça pontual ou de alguém para preencher as lacunas de um trabalho que você já sabe como executar, mas precisa de mais “braços”, um freelancer pode ser um ótimo recurso.

Os benefícios

Os freelancers podem ajudar a aliviar sua equipe estressada e apoiá-los em áreas onde você pode não ter tempo ou habilidade para executar algo. Certamente não há escassez de freelancers, e eles podem ser particularmente úteis se você tiver projetos menores.

O que você deve ter em mente 

Pode levar tempo para encontrar o caminho certo, e existe uma curva de aprendizado para que eles sejam atualizados com todas as informações. Os prazos nem sempre podem ser cumpridos, já que muitos realizam trabalhos para clientes diferentes ao mesmo tempo. Eles nem sempre estão disponíveis para assumir seu trabalho e podem exigir supervisão adicional, principalmente quando se trata de aplicar diretrizes de marca, procedimentos internos, seguir fluxos de processos, etc.

 

Uma agência criativa

Uma agência criativa pode ser um parceiro útil se você tiver pontos cegos em sua estratégia, não tiver pessoal interno suficiente ou não possuir as habilidades específicas necessárias para executar adequadamente sua estratégia.

Os benefícios

Descrevemos anteriormente os benefícios da contratação de uma agência de criação (nova perspectiva, experiência, redes internas, qualidade, etc.). Mas, em geral, uma agência fornece a orientação, as habilidades e o suporte gerais que você precisa para ter sucesso. Se você está lutando para iniciar uma operação de conteúdo e sua publicidade não decola, passando constantemente por perdas de prazos ou projetos em segundo plano porque sua equipe parece não conseguir sair do lugar, uma agência pode ser um grande trunfo. Você também pode trabalhar com eles conforme sua demanda ou necessidade. Eles podem orientar toda a sua estratégia ou simplesmente complementar sua criação de conteúdo ou design.

O que você deve ter em mente

Considere seu tempo. Às vezes, uma agência move-se um pouco mais devagar do que você imaginou inicialmente, porque é comum que eles queiram dedicar tempo ao processo de descoberta, conhecer sua marca e seguir sua metodologia criativa para obter as melhores idéias. Lembre-se, não tem como sair da caixa e trazer novas ideias se eles devem seguir apenas suas ideias e seus processos. É provável que se você precisar de algo feito rapidamente (como amanhã), eles nem sempre consigam acomodar você no fluxo de trabalho com urgência. Claro que os contratos de exclusividade mudam essa história, mas encarecem o trabalho e devem ser ponderados. Você também deve considerar o tamanho da agência com a qual irá trabalhar.

Agências criativas maiores geralmente oferecem uma gama maior de serviços. No entanto, com mais despesas gerais e, portanto, mais ineficiência, elas podem custar mais. Além disso, a lista maior deles significa que eles não necessariamente “precisam” da sua empresa e, portanto, podem não ser tão dedicados na construção de um relacionamento de longo prazo com sua marca.

As agências criativas de butiques geralmente são menores e geralmente se especializam em uma área específica. Isso oferece o benefício de conhecimento altamente especializado, além de mais acesso à liderança sênior. Eles têm menos clientes e são altamente dedicados na construção de relacionamentos de longo prazo, o que pode beneficiar imensamente sua marca. Dito isto, embora possam ter uma especialidade, devido ao seu tamanho, provavelmente terão uma rede de parceiros com os quais às vezes contratam trabalho. Isso não é necessariamente um engodo já que a atividade principal de uma agência ainda é “agenciar” atividades e ganhar por isso, mas é algo a considerar em termos de dinâmica de equipe e custos.

 

O que fazer depois de decidir o que você precisa?

Espero que isso tenha proporcionado um pouco mais de clareza para ajudar a guiá-lo na direção certa. Não importa qual a sua escolha, verifique se é a opção certa e se a parceria criativa é relevante. Você também não está limitado a apenas uma escolha. Experimentar cada abordagem ou misturá-las para ver qual dinâmica funciona melhor para você pode ser uma ótima opção (por exemplo, você pode fazer um projeto internamente com suporte de um freelancer e usar uma agência para um projeto maior). 

Também ficaremos felizes em ajudá-lo da maneira que você precisar. Se você quiser conversar com a gente para saber mais a respeito dos serviços da Agência Baloodesign, basta clicar aqui.