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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

Entenda a diferença entre os conceitos e saiba como usá-los a seu favor


Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?


Quem trabalha com Marketing sabe o quão importante é se atualizar constantemente e estar por dentro de cada nova ferramenta que auxilia no desenvolvimento de estratégias para empresas. Mas Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Branded Marketing ainda são assuntos que geram muitas dúvidas, então vamos começar respondendo à primeira delas: eles não são a mesma coisa.
Primeiro, entenda o Inbound Marketing
Começamos pelo Inbound por ser um conceito mais recente, abordado pela HubSpot em seu primeiro livro sobre o assunto. O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma ferramenta, utilizada em mecanismos de buscas e plataformas de redes sociais, realizada em quatro passos: atração, conversão, fechamento e encantamento, em que o conteúdo deve ser relevante e útil, já que ele será o responsável por atrair visitantes para o seu site, por exemplo. Em seguida, esses visitantes serão convertidos a leads através de formulários de cadastro, transformados em clientes por meio do funil de vendas e fidelizados com ações de relacionamento e mais conteúdo informativo para que, eles, enfim, realizem a compra e ajudem a promover a empresa.
De acordo com o Diretor de Marketing da agência Baloodesign, Adriano Borin, o Inbound Marketing tem como principal objetivo transformar acessos em oportunidades de negócios. "O Inbound se caracteriza por ir ao encontro do que o consumidor está procurando e não apenas persuadi-lo a fazer uma compra, ou seja, o planejamento de Inbound deve girar em torno das preocupações, necessidades e desejos do cliente. Por isso, é preciso definir quais suas "buying personas" para poder falar a língua delas, e só depois começar a produzir conteúdo".
Mas isso não é Marketing de Conteúdo?
Não é só sair escrevendo e publicando que estamos realizando o Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing). Entenda, o Marketing de Conteúdo é toda a estratégia de comunicação desenvolvida com a finalidade de transformar empresas em canais diretos de comunicação com os clientes utilizando conteúdo de qualidade através de canais online ou offline.
"A essência do Marketing de Conteúdo está em produzir algo útil e informativo, que agregue valor aos usuários, trabalhando com temas relevantes para os produtos e serviços da empresa. No entanto, é fundamental trabalhar o controle de conteúdo e sua mensuração para alcançar um bom resultado", aponta Borin.
Por que as pessoas ainda se confundem?
Apesar de existirem diversos artigos na internet que abordam os diferentes conceitos do Marketing online, os conceitos de Inbound e Content Marketing são os que mais causam confusão.
"Essa confusão acontece porque um dos itens mais utilizados como isca e ferramenta de atração para trazer a pessoa como visitante é o conteúdo", diferencia.
E onde entra o Branded Content?
O Branded Content vai além. "Ele associa o estilo de vida dos seus clientes e clientes em potencial com a sua marca, sem sequer precisar citar seu produto. Um exemplo de marca que realiza um Branded muito bem feito é a Red Bull, em comerciais de vídeo com esportes radicais", conta o Diretor de Marketing da Baloodesign.
Esse resultado é alcançado a partir de um conhecimento profundo do público perante a marca e da definição de sua brand persona (perfil do cliente). Dessa forma, é possível trabalhar junto a outras estratégias como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, atuando em múltiplos canais como redes sociais, vídeos, ações de co-brand, influenciadores, entre outros.
Em relação ao Inbound Marketing e ao Marketing de Conteúdo, o Branded Marketing é aquele que amarra todas as estratégias. Ele atrai os consumidores, cria relacionamentos, valores e diálogos diretamente com a marca, resultando em um destaque da mesma entre os concorrentes.
Conclusão
Nossa intenção foi apresentar, de forma simples e clara, as diferenças e os pontos complementares das estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Branded Content, expondo como cada uma possui características específicas, mas não funcionam uma sem a outra, uma vez que formam o conjunto perfeito para quem busca aumentar os resultados das campanhas de Marketing.


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